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http://hdl.handle.net/10773/33875
Title: | Reconstruindo o sentido da avaliação do desempenho docente através do desenvolvimento profissional do professor |
Author: | Macedo, Mário Rui de Gouveia |
Advisor: | Andrade, Isabel Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da |
Keywords: | Desenvolvimento profissional Avaliação do desempenho docente Prática reflexiva Colaboração Profissionalidade docente |
Defense Date: | 7-Apr-2022 |
Abstract: | Nos últimos anos o sistema educativo tem sido sujeito a diversos ajustes no que
concerne à Avaliação do Desempenho Docente (ADD). Mas é no
Desenvolvimento Profissional (DP) que se potencia uma cultura de avaliação
como processo individual e coletivo, indo ao encontro das especificidades dos
contextos educativos. Desta forma, esta investigação tem como objeto de
estudo a relação entre a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) e o
Desenvolvimento Profissional (DP) dos professores, sendo orientada por duas
grandes finalidades: (i) construir conhecimento sobre a relação entre DP e ADD
e (ii) perspetivar e definir linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma
cultura de ADD contextualizada, colaborativa e potenciadora do DP dos
professores. Por sua vez foram formuladas três questões de investigação
principais, que foram subdivididas em questões específicas. Em primeiro lugar,
devido à pertinência da problemática levantada, e segundo, para podermos
aprofundar as relações entre as dimensões do DP e da ADD no contexto do
sistema educativo português formulamos três grandes questões: Que relações
estabelecem os professores e os coordenadores de departamento entre o
desenvolvimento profissional e a avaliação do desempenho docente?; Na
perspetiva dos professores e dos coordenadores de departamento, de que modo
a Avaliação do Desempenho Docente pode potenciar o Desenvolvimento
profissional?; e Que dinâmicas apresentam os professores e os coordenadores
de departamento para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação do
desempenho docente contextualizada, colaborativa e potenciadora do
desenvolvimento profissional?
De forma articulada com as questões de investigação, foram definidos objetivos
que tinham como finalidade conhecer as perceções dos coordenadores de
departamento acerca das dinâmicas de DP implementadas no âmbito da ADD,
contribuindo assim para uma identificação de uma cultura de avaliação de
desempenho docente que potencia o DP dos professores.
A nível metodológico, esta investigação define-se como estudo de caso e, do
ponto de vista do paradigma investigativo, trata-se de um estudo de carácter
interpretativo-qualitativo. A natureza do estudo é mista, na medida em que
integra de forma articulada uma abordagem quantitativa e qualitativa.
Para a realização desta investigação foram utilizados como técnicas e
instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário on-line e a
entrevista semiestruturada.
Esteve ainda definida uma terceira técnica de recolha de dados, consistia num
Curso de Formação (CF), que, devido à pandemia Covid-19, não foi utilizada.
No entanto decidiu-se construir e validar junto de especialistas de didática e
supervisão e junto de professores uma proposta de Curso de Formação, assim
como o Guião condutor da sua potencial implementação com coordenadores de
departamento ou outros professores com interesse na formação, guião
aprovado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e a ser
desenvolvido posteriormente.
Os resultados evidenciam que o DP é, segundo os sujeitos inquiridos, reforçado
nas formações que os professores frequentam, na necessidade de obter novas
aprendizagens e que a ADD tem um reflexo bastante positivo na aquisição de
novos conhecimentos para a aplicação em contexto profissional. A relação entre
a ADD e o DP traduz-se num investimento feito ao longo da vida profissional do
professor e a ADD face ao DP consegue identificar algumas das falhas
presentes nos docentes, no entanto, o processo continua a revelar dificuldades
em evidenciar docentes que estão num nível de DP superior. É essencial a formação de pequenos grupos colaborativos, com objetivos comuns, por forma
a potenciar o DP na ADD. Também concluímos que o espírito de entreajuda, o
ambiente de partilha e a colaboração entre colegas têm influência direta no
desempenho e performance dos professores. Por fim, é importante que o
coordenador de departamento contribua de forma ativa para o DP do docente,
uma vez que este estudo privilegia o processo da ADD nas suas diversas
perspetivas dentro da comunidade docente. In recent years, the educational system has been subject to several adjustments with regard to the Teacher Performance Evaluation (TPE). However, it is in Professional Development (PD) that a culture of assessment is enhanced as an individual and collective process, meeting the specifics of educational contexts. This investigation has as its object of study the relationship between TPE and PD of teachers, being guided by two main purposes: (i) build knowledge about the relationship between DP and TPE and (ii) envision and define guidelines for the development of a contextualised, collaborative and enhancing TPE culture for teachers. In turn, three main research questions were formulated, which were subdivided into specific questions. First, due to the relevance of the issue raised, and second, in order to deepen the relationship between the dimensions of the PD and the TPE in the context of the Portuguese education system, we formulated three major questions: What relationships do teachers and department coordinators establish between the professional development and teacher performance evaluation?; From teachers and department coordinators perspective, how can TPE enhance PD?; What dynamics do teachers and department coordinators present for the development of a culture of contextualized, collaborative and empowering professional development assessment of teaching performance? According to research questions, objectives were defined. The purpose was to understand the perceptions of department coordinators about the PD dynamics implemented within the scope of the TPE, thus contributing to an identification of a culture of teacher performance assessment that enhances teachers PD. The methodological level of this investigation is defined as a case study, and the investigative paradigm it is identified as an interpretive-qualitative study. The nature of the study is mixed, as it integrates in an articulated way a quantitative and qualitative approach. To carry out this investigation, the online questionnaire and semi-structured interview were used as data collection techniques and instruments. A third data collection technique was also defined, consisting of a Training Course (TC), which, due to the Covid-19 pandemic, was not applied. However, it was decided to build and validate it with specialists and teachers, as well as the guide for its potential implementation with department coordinators or other teachers with an interest in training. The TC and its guide are approved by Scientific-Pedagogical Council for Ongoing Training and will be developed hereafter. The results show that the PD is, according to the inquired subjects, reinforced in the training that teachers attend, in the need to obtain new learning and that the TPE has a very positive impact on the acquisition of new knowledge for application in a professional context. The relationship between the TPE and the PD translates into an investment made throughout the professional life of the teacher and the TPE against the PD manages to identify some of the flaws present in the teachers, however, the process continues to reveal difficulties in showing teachers who are at a higher PD level. It is essential to form small collaborative groups, with common goals, in order to enhance the PD in TPE. We also concluded that the spirit of mutual help, the sharing environment and collaboration among colleagues have a direct influence on the performance and performance of teachers. Finally, it is important that the department coordinator actively contributes to the teacher's PD, since this study privileges the TPE process in its various perspectives within the teaching community. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/33875 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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