Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33831
Title: Educação em contexto migratório: desafios para o ensino da língua portuguesa a imigrantes e/ou refugiados
Author: Hartwig, Fátima Bandeira
Advisor: Ançã, Maria Helena
Rodrigues, Manuel Ferreira
Keywords: Educação
História da educação
Formação continuada de professores
Imigrantes e/ou refugiados
Português língua não materna
Defense Date: 2-Mar-2022
Abstract: A presente investigação teve como problemática de partida a chegada de alunos na condição de Imigrantes e/ou Refugiados (I e/ou R) às escolas públicas do Distrito Federal (DF) e a falta de preparação dos professores para atuar junto ao público em questão, nomeadamente no ensino da Língua Portuguesa (LP). O objetivo foi identificar as principais dificuldades e necessidades enfrentadas pelos professores que ensinam a LP nas escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), frente à nova realidade migratória brasileira. Tal fato é importante para compreender as demandas por Formação Continuada de professores diante do presente fenômeno. Para o alcance deste objetivo foram analisados os aspectos educativos e as propostas formativas contempladas em legislações educacionais brasileiras. O intuito foi verificar propostas e metas contidas em tais documentos que contribuam com a Formação Continuada de professores cujo aspecto intercultural possa ser relevante para o ensino da LP com sentido de uso e prática social, a partir de concepções linguísticas que atendam às singularidades dos alunos na condição de I e/ou R, o que requer conhecimentos sobre Educação em Línguas para a abordagem da Diversidade Linguística e Cultural, por meio da Intercompreensão, do Entre-Línguas, das Línguas de Fronteiras e da Educação Intercultural. Nesse sentido, a proposta volta-se para o ensino da LP como Língua Não Materna (PLNM) por meio de concepções pedagógicas que permitam a inter-relação da LP com outras línguas e culturas, como as dialógicas, reflexivas, interculturais e decoloniais. São concepções que exigem a urgente oferta de Formação Continuada de professores voltada àqueles que atuam em Contexto Migratório, sem descartar a importância de a Formação Inicial em cursos de Licenciatura abordar a temática migratória em seus currículos, incluindo a formação em PLNM. A investigação é de cunho qualitativo, por meio de uma metodologia pautada pelo paradigma interpretativo. Os participantes da pesquisa possuem formação em Pedagogia ou em Letras/Português. O escopo foi entender a realidade vivida pelos professores e as especificidades relacionadas à Prática Educativa e ao ensino da LP por esses profissionais com diferentes formações. Isto posto, que a investigação aqui desenvolvida possa iluminar o monolinguismo assente na História da Educação brasileira. A partir de tal contexto, as conclusões apontam para a real necessidade de Formação Continuada de professores para o ensino da LP a sujeitos que não têm essa como Língua Materna (LM), a qual possa se concretizar enquanto Política Pública educacional.
The present research had as its starting point the arrival of students, as Immigrants and/or Refugees (I and/or R), to the public schools of the Federal District (FD), and the teachers' lack of preparation to work with the public in question, namely in the teaching of Portuguese Language (PL). The goal was to identify the main difficulties and needs faced by teachers who teach PL in public schools of the Secretary of State for Education of the Federal District (SEEDF), in face of the new Brazilian migratory reality. This fact is of fundamental importance to understand the demands for Continuing Education of teachers in face of this phenomenon. In order to achieve this goal, the educational aspects and training proposals contemplated in educational legislation were analyzed at the national level. The purpose was to verify proposals and goals contained in such documents that contribute to the Continuing Education of teachers whose intercultural aspect may be relevant to the teaching of PL with sense of use and social practice, from linguistic conceptions that meet the singularities of students in the condition of I and/or R. Which requires from teachers knowledge about Language Education to approach Linguistic and Cultural Diversity, through Intercomprehension/Interlinguistics, Between-Languages, Border Languages, and Intercultural Education. In this sense, the proposal on which I base myself is focused on the teaching of PL as a non mother tongue (PLNM), through pedagogical conceptions that allow the interrelation of PL with other languages and cultures, such as dialogical, reflexive, intercultural and decolonial. These are conceptions and approaches that require the urgent offer of Continuing Education for teachers focused on educators who work in the Migratory Context, without discarding the importance of Initial Education in undergraduate courses that address the migratory theme in their curricula, including training in PLNM. The research is qualitative in nature, by means of a methodology based on the interpretative paradigma. The research participants are teachers with degrees in Pedagogy and/or Languages/Portuguese. The scope was to understand the reality experienced by the teachers and the specificities related to the Educational Practice of Portuguese by these professionals with different backgrounds. Having said that, the research developed here can shed light on the monolingualism found in Brazilian education. From such context, the conclusions point to the real need for Continuing Education of teachers focused on the teaching of PL to subjects who do not have this as their your Mother Language (LM), in which can be constituted as Public Educational Policy.
La presente investigación tuvo como punto de partida la llegada de estudiantes en condición de Inmigrantes y / o Refugiados (I y / o R) a las escuelas públicas del Distrito Federal (DF), y la falta de preparación de los docentes para trabajar con el público em que se trata, concretamente en la enseñanza de la Lengua Portuguesa (LP). El objetivo fue identificar las principales dificultades y necesidades que enfrentan los docentes que enseñan LP en las escuelas públicas de la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal (SEEDF) ante la nueva realidad migratoria brasileña. Este hecho es de fundamental importancia para comprender las demandas de Formación Continuada de los docentes, ante este fenómeno. Para lograr este objetivo, se ha analizado los aspectos educativos y propuestas de formación incluidas en la legislación educativa a nivel nacional. El propósito fue verificar propuestas y metas contenidas en dichos documentos que contribuyan a la Formación Continuada de los docentes cuyo aspecto intercultural pueda ser relevante para la enseñanza de la LP con sentido de uso y práctica social, a partir de concepciones lingüísticas que respondan a las singularidades de los estudiantes en la condición de I y / o R, lo que requiere de los docentes conocimientos sobre Educación Lingüística para abordar la Diversidad Lingüística y Cultural, a través de la Intercomprensión / Interlingüística, Entre Idiomas, Lenguas Fronterizas y Educación Intercultural. En este sentido, la propuesta en la que me baso se centra en la enseñanza del Portugués como Idioma no Nativo (PLNM), a través de concepciones pedagógicas que permitan la interrelación del LP con otros lenguajes y culturas, como la dialógica, reflexiva, intercultural y decolonial. Se trata de concepciones y enfoques que requieren de la oferta urgente de Educación Continuada enfocados en educadores que laboran en el Contexto Migratorio, sin descartar la importancia de la Educación Inicial en cursos de pregrado que aborden la temática migratoria en sus planes de estudio, incluida la formación en PLNM. La investigación es de carácter cualitativo, mediante una metodología basada en el paradigma interpretativo. Los participantes de la investigación son profesores titulados en Pedagogía e/o Idiomas/Portugués. El objetivo fue comprender la realidad vivida por los docentes y las especificidades relacionadas con la Práctica Educativa y la enseñanza del portugués por parte de estos profesionales de diferentes orígenes. Dicho esto, la investigación desarrollada aquí puede arrojar luz sobre el monolingüismo que se encuentra en la educación brasileña. Desde tal contexto, las conclusiones apuntan a la necesidad real de una Formación Continuada del profesorado centrada en la enseñanza de LP a asignaturas que no la tienen como Idioma Nativo (LM), en la que se pueda constituir como Política Educativa Pública.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33831
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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