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http://hdl.handle.net/10773/33804
Title: | Desenvolvimento de chassi de bicicleta elétrica em material natural, ecomobilidade |
Author: | Abrantes, Tiago dos Santos |
Advisor: | Ramos, António Manuel Relvas, Carlos Alberto Moura |
Keywords: | Mobilidade sustentável Bicicleta elétrica Quadro de bicicleta Materiais naturais Otimização topológica Prototipagem |
Defense Date: | 17-Dec-2021 |
Abstract: | Atualmente, os problemas ambientais associados a mobilidade são uma
questão que levanta cada vez mais preocupações por parte da
sociedade. Desta forma, o aumento da utilização de veículos elétricos de
duas rodas em ambiente urbano tem surgido como meio para facilitar o
deslocamento nas grandes cidades, em alternativa aos veículos com
motor a combustão. Na presente dissertação, foi desenvolvido um
quadro de bicicleta com apoio elétrico, com utilização de materiais
naturais. Usualmente este componente é maioritariamente concebido em
materiais metálicos e compósitos como a fibra de carbono. Apesar das
boas propriedades mecânicas, o processo de obtenção destes materiais
resulta num elevado impacto ambiental.
Inicialmente no processo de desenvolvimento foram definidos os
requisitos, as especificações e as dimensões da estrutura. Em seguida,
na fase de desenvolvimento conceptual foi utilizada uma metodologia de
otimização topológica para obter um conceito com reduzida massa sem
comprometer a rigidez. A geometria obtida foi adaptada de forma a ser
compatível com o fabrico subtrativo por maquinação por controlo
numérico computorizado.
O trabalho culminou com a construção de um protótipo em painéis de
fibra de média densidade (MDF), com a junção de componentes
metálicos de reforço, para inclusão dos restantes elementos da bicicleta.
Do protótipo construído conclui-se que um quadro em MDF apesar de
ser sustentável, apresenta uma massa superior em relação a maioria dos
quadros do mercado. Nowadays, environmental problems associated with mobility are an issue that raises increasingly more concerns in society. Thus, the increased use of electric wheeled vehicles in an urban environment has emerged as means to facilitate travel in large cities and as an alternative to vehicles with combustion engine. In this study, an electric bicycle frame was developed, using natural materials. Usually, this component is mainly designed in metallic and composite materials such as carbon fiber. Despite the good mechanical properties, the obtaining procedures of these materials results in a high environmental impact. Initially in the development process, the requirements, the specifications and the dimensions of the structure were defined. Afterwards, in the conceptual development phase a topological optimization methodology was used to obtain a concept with low mass without compromising its stiffness. The geometry obtained was adapted to be compatible with subtractive manufacturing through computer numerical control machining. The work finished with the construction of a prototype in MDF with the assembly of metallic reinforcement components in order to be able to install the remaining elements of the bicycle. It is concluded that a frame built in MDF, despite being sustainable and innovative, has a higher mass than most frames of the market. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/33804 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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