Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33768
Title: A intervenção cognitivo-comportamental mediada por uma aplicação móvel para a ansiedade social no apoio psicológico universitário
Author: Pratas, Carla Andreia Rocha de Oliveira
Advisor: Pereira, Anabela Sousa
Vagos, Paula Emanuel Rocha Martins
Keywords: Estudante universitário
mHealth
Terapia cognitivo-comportamental
Ansiedade social
Defense Date: 25-Mar-2022
Abstract: Nos últimos anos os serviços de apoio psicológico no ensino superior (SAPES) têm observado um aumento significativo de estudantes com perturbação mental, apresentando também uma elevada procura por parte dos estudantes e poucos recursos económicos, humanos e materiais para dar resposta. Consequentemente, os SAPES têm apresentado frequentes e longas listas de espera, tal como uma elevada sobrecarga dos seus psicólogos. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a mais utilizada neste contexto e apesar da sua eficácia se encontrar bem estabelecida para um grande número de condições psicológicas apresenta também as suas limitações, como por exemplo, a por vezes reduzida adesão dos pacientes às tarefas de casa. Particularmente na ansiedade social, o tratamento psicológico é por vezes perspectivado com vergonha e ansiedade face ao medo de serem avaliados e sujeitos a escrutínio, afirmando-se como uma barreira ao tratamento. As intervenções mediadas por dispositivos móveis têm sido referidas na literatura como uma promissora solução tecnológica face a estas limitações, apresentado inúmeras vantagens. O actual projeto propôs-se assim a conceptualizar, desenvolver e avaliar uma intervenção cognitivo comportamental combinada com um dispositivo móvel para estudantes com ansiedade social. Para atingir os nossos objetivos realizamos vários estudos, a revisão da literatura indicou-nos que as intervenções psicológicas assistidas por dispositivos móveis são cada vez mais frequentes e a sua eficácia na redução de sintomatologia psicopatológica (e.g. stress, ansiedade e depressão), em estudantes universitários, tem sido demonstrada. Através de um estudo descritivo verificamos que os estudantes portugueses utilizam com frequência aplicações móveis e os estudantes em acompanhamento psicológico reportaram que esta poderia ser uma ferramenta útil e relevante, sugerindo aceitabilidade destas intervenções. Todos os estudantes identificados com ansiedade social reportaram interesse e referiram que adeririam caso a aplicação móvel existisse. As principais características numa aplicação móvel seriam a utilidade, conteúdo e privacidade, respectivamente. Os estudantes em contexto clínico deram primazia à segurança e privacidade. O desenvolvimento da aplicação envolveu uma equipa multidisciplinar, sendo que a usabilidade do primeiro protótipo foi testada e obteve resultados de usabilidade acima da média, no entanto, alguns módulos indicavam serem pouco intuitivos e de difícil compreensão. Por conseguinte, incluímos um especialista em design para optimizar a aplicação móvel ao nível do design interactivo. Em geral, obtivemos resultados de usabilidade superiores, com indicação de elevada satisfação com a aplicação móvel. Com o actual projeto concluímos que os estudantes parecem aceitar e aderir à aplicação móvel desenvolvida, indicando que as intervenções combinadas poderão se revelar uma solução promissora para a integração nos SAPES.
In recent years, psychological support services in higher education (SAPES) observed a significant increase in students with mental disorders, such as a high demand from students and few economic, human and material resources to respond. Consequently, the SAPES have had frequent and long waiting lists, as well as a therapist caseload. Cognitive-behavioral therapy (CBT) is the most used therapy in this context and despite its efficacy being well established for a large number of psychological conditions, it also has its limitations, such as the sometimes reduced adherence of patients to homework assignments. Particularly in social anxiety, psychological treatment sometimes elicits shame and anxiety due to the fear of being evaluated and subjected to scrutiny, asserting itself as a barrier to treatment. Interventions mediated by mobile devices have been suggested by the scientific literature as a promising technological solution to respond to these limitations, with numerous advantages. Thus, the current project proposed to conceptualize, develop and evaluate a cognitive-behavioral intervention combined with a mobile device for students with social anxiety. To achieve our goals, we carried out several studies, the literature review indicated that psychological interventions assisted by mobile devices are increasingly frequent and their effectiveness in reducing psychopathological symptoms (eg stress, anxiety and depression) in university students has been demonstrated. Through a descriptive study, we verified that Portuguese students frequently use mobile applications and students undergoing psychological counseling reported that this could be a useful and relevant tool, suggesting acceptability of these interventions. All students identified with social anxiety reported interest and stated that they would join if the mobile application existed. The main features considered for a mobile application would be usefulness, content and privacy, respectively. Students in a clinical setting prioritized privacy and security. The development of the application involved a multidisciplinary team and the usability of the first prototype was tested and obtained usability results above average, however, some modules indicated that they were not very intuitive and difficult to understand. Therefore, we have included an interactive design specialist to optimize the mobile application to enhance interactive design. In general, we obtained superior usability results, with an indication of high satisfaction with the mobile application. With the current project we conclude that students seem to accept and adhere to the mobile application developed, indicating that the combined interventions could prove to be a promising solution for SAPES integration.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33768
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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