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dc.contributor.advisorSantana, Silvinapt_PT
dc.contributor.authorFurtado, Nilton Gomespt_PT
dc.date.accessioned2022-04-28T09:37:45Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/33750-
dc.description.abstractO presente estudo analisa, a partir de dois modelos conceituais criados expressamente para esta investigação, a adoção de criptomoedas como meio de pagamento, assim como a relação entre intenção de uso de criptomoedas como meio de pagamentos, uso e satisfação. Investigou-se o fenômeno no Brasil e em Portugal, com alunos universitários, professores, pesquisadores e outros membros das comunidades acadêmicas dos dois países, num total de 990 respondentes. Buscou-se responder a duas perguntas de investigação: Qual o interesse dos consumidores em utilizar criptomoedas como meio de pagamento? E quais os factores que determinam a atitude dos mesmos para com este meio de pagamento? Foi possível verificar a influência de acurácia, confiança, influência social, velocidade e percepção de benefício, como variáveis de influência positiva no uso de criptomoedas, assim como a influência da intenção de uso no uso. Os resultados confirmaram também a confiança, conveniência, velocidade e percepção de risco como fatores influenciadores da intenção de uso de criptomoedas como meio de pagamento móvel.pt_PT
dc.description.abstractThe present study analyzes, using two conceptual models created expressly for this investigation, the adoption of cryptocurrencies as a means of payment; as well as the relationship between intention to use cryptocurrencies as a means of payment, usage and satisfaction. The phenomenon was investigated in Brazil and Portugal, with university students, professors, researchers and other members of the academic communities of both countries, in a total of 990 respondents. We sought to answer two research questions: What is the interest of consumers in using cryptocurrencies as a means of payment? And what are the factors that determine their attitude towards this means of payment? It was possible to verify the positive influence of accuracy, trust, social influence, speed and perception of benefit, as variables of positive influence in the use of cryptocurrencies, as well as the influence of the intention to use it. The results also confirmed trust, convenience, speed and risk perception as influencing factors in the intention to use cryptocurrencies as a means of mobile payment.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriptomoedaspt_PT
dc.subjectMeios de pagamento móvelpt_PT
dc.subjectPercepçãopt_PT
dc.subjectUsopt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectSurveypt_PT
dc.subjectStructural equations modelling (SEM)pt_PT
dc.subjectCarteira móveispt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.titleCriptomoedas em meios de pagamentos móveis: modelando percepções, uso e satisfaçãopt_PT
dc.title.alternativeCryptocurrency in mobile payment means: modeling perception, usage and satisfactionpt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2024-02-28-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Ciências Económicas e Empresariaispt_PT
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UA - Teses de doutoramento

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