Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3374
Title: Cost sharing in Ethiopia : an analysis of challenges and prospects
Author: Woldegiorgis, Emnet Tadesse
Advisor: Teixeira, Pedro
Keywords: Ensino superior
Política educativa
Financiamento da educação
Acesso ao ensino superior
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O financiamento do ensino superior é um dos aspectos mais relevantes da análise económica dos sistemas de ensino superior. A importância deste tema tem sido enfatizada pelos constrangimentos financeiros observados quer em países desenvolvidos quer em vias de desenvolvimento, os quais suscitaram a discussão entre investigadores e agentes políticos sobre modos alternativos de suportar financeiramente o ensino superior. Neste trabalho são discutidos os fundamentos teóricos para o desenvolvimento de políticas de partilha de custos e os modos de partilhar esses custos, nomeadamente através de diversos sistemas de empréstimos. Pretende-se também analisar a relevância do contexto político e do grau de desenvolvimento sócio-económico e das implicações destes no sucesso relativo dessas medidas de medidas de partilha dos custos do ensino superior. Estas questões serão analisadas tomando por objecto central deste estudo o sistema de ensino superior da Etiópia. o qual. Este sistema de ensino superior tem sido caracterizado pelo seu padrão de acesso elitista, pelo facto de tradicionalmente excluir a maioria dos potenciais estudantes que poderiam frequentar o sistema e assim contribuir para o desenvolvimento económico e social daquele país. Este sistema de ensino superior enfrenta actualmente um conjunto de desafios importantes, entre os quais se destacam os relativos ao seu modo de financiamento. Desde as medidas de reforma iniciadas em 1994, o sistema tem apresentado um conjunto de mudanças importantes. Umas das principais medidas constitui a adopção de políticas de partilha de custos, a qual se iniciou em 2003 com um conjunto de objectivos. Este estudo pretende analisar os desafios e as perspectivas futuras que se colocam a esta política de partilha custos no ensino superior na Etiópia, nomeadamente tomando em consideração as condições específicas daquele país. ABSTRACT: Higher education finance is one of the main issues in the economic analysis of higher education systems. The financial difficulties witnessed in both developed and developing countries have led researchers and policy makers to discuss about different alternatives of sustaining higher education systems. In this study are discussed the basic theoretical foundations of cost sharing and the different forms of implementing it, namely through student loan systems. This study also aims at discussing the relevance of the political and socio-economic context for the relative success of the adoption of cost-sharing. These aspects will be analysed by focusing in the Ethiopian higher education system. This system has been characterized by an elite enrolment pattern, since it has traditionally excluded the majority of potential students who could join the system and therefore contribute to the development of the country. The Ethiopian system has been facing a number of challenges throughout its recent history, and financing the sector is certainly one of the major ones. Since the reform measures that have started in 1994, that system of higher education has been going through a number of important developments. Cost sharing is one of the main policy changes and has been adopted in 2003 to meet a specific set of objectives. This study investigates the challenges and prospects of cost sharing in Ethiopia, namely by taking into consideration the political and social reality of the country.
Description: Mestrado em Ensino Superior
URI: http://hdl.handle.net/10773/3374
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008001474.pdf611.08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.