Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33748
Title: O papel das redes sociais na construção da imagem e notoriedade de um destino: o caso da ERT Turismo Centro de Portugal
Author: Nogueira, Ana João Neves
Advisor: Brandão, Filipa
Keywords: Redes sociais
Comentários online
Imagem do destino
Turismo do Centro de Portugal
Destination marketing organizations
Defense Date: 13-Dec-2021
Abstract: Na atualidade, as redes sociais são ferramentas, quer para indivíduos, quer para organizações e empresas. Através do enquadramento teórico deste projeto, percebeu-se que na indústria turística estas também ocupam o seu lugar, nomeadamente no âmbito das estratégias e ações de marketing. No contexto dos destinos turísticos, as redes sociais são uma ferramenta para os indivíduos que, tanto procuram informação acerca deste tema, como a produzem. Para as Destination Marketing Organizations, são uma oportunidade para criarem a imagem projetada do destino, através destas plataformas, bem como para interagirem com os visitantes atuais e potenciais do seu destino, reforçando a sua atratividade, promovendo a fidelização dos visitantes e aumentando a competitividade global do destino e das empresas que nele se localizam. O principal objetivo deste projeto é analisar qual o papel das redes sociais na contrução da imagem dos destinos turísticos, analisando especificamente o caso da Turismo do Centro de Portugal (TCP). Para concretizar este objetivo, identificaram-se as estratégias que permitem otimizar a utilização das redes sociais, por parte das DMOs. Posteriormente, ao nível do estudo empírico, foi feita a recolha de 960 comentários online, através da rede social Facebook, para analisar as perceções da procura em relação à imagem do destino Centro de Portugal e à notoriedade da TCP. Com efeito, através de uma análise de conteúdo, que pretendeu medir a frequência das palavras, aos dados secundários analisados, foi possível verificar que a imagem do destino Centro de Portugal é positiva e atrativa, sendo que as características naturais são as mais apreciadas. Aferiu-se, também, que a notoriedade da TCP é elevada, havendo um alto grau de satisfação geral com o trabalho desenvolvido por esta entidade.
Nowadays, social networks are tools, whether for individuals, organizations and companies. Through the theoretical framework of this project, it was realized that in the tourism industry these also occupy their place, namely in the context of marketing strategies and actions. In the context of tourist destinations, social networks are a tool for individuals who both seek information about this topic and produce it. For Destination Marketing Organizations, they are an opportunity to create the projected image of the destination, through these platforms, as well as to interact with current and potential visitors of their destination, reinforcing its attractiveness, promoting visitor loyalty and increasing global competitiveness the destination and the companies located there. The main goal of this project is to analyze the role of social networks in building the image of tourist destinations, specifically analyzing the case of Turismo do Centro de Portugal (TCP). In order to achieve this goal, were identified strategies that allow optimizing the use of social networks by DMOs. Subsequently, at the level of the empirical study, 960 comments were collected online, through the social network Facebook, to analyze the perceptions of demand in relation to the image of the Centro de Portugal destination and the notoriety of TCP. Indeed, through a content analysis, which aimed to measure the frequency of words, the secondary data analyzed, it was possible to verify that the image of the destination Centro de Portugal is positive and attractive, with the natural characteristics being the most appreciated. It was also verified that TCP's notoriety is high, with a high degree of general satisfaction with the work developed by this entity.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33748
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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