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Title: Implementação de um sistema de economia circular para resíduos portuários no Porto de Aveiro
Author: Muchangos, Nicole Agostinha dos
Advisor: Nunes, Maria Isabel da Silva
Cruz, Maria Manuel
Keywords: Economia circular
Resíduos portuários
Biodiesel
Porto de Aveiro
Defense Date: 13-Dec-2021
Abstract: A pressão existente na procura de recursos naturais é uma consequência resultante do aumento populacional, e tem salientado a necessidade de sociedades modernas progredirem para um paradigma mais sustentável, ou seja, para uma “economia mais verde” que certifique a regeneração do capital natural associado ao desenvolvimento económico. No setor portuário foram definidas 10 prioridades ambientais pela Organização dos Portos Marítimos Europeus, das quais, a qualidade do ar e os resíduos portuários constituem a 1ª e 6ª prioridade, respetivamente. A APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A. é a entidade responsável pela exploração económica, conservação e desenvolvimento do Porto de Aveiro, e tem definida na sua estratégia de sustentabilidade ambiental, a aplicação dos princípios da economia circular bem como a descarbonização do setor portuário. Assim, são objeto de análise do presente relatório de estágio: -Os resíduos portuários entregues pelos navios bem como os provenientes das atividades portuárias no ano de 2020 no Porto de Aveiro, e -Emissões e a respetiva quantificação de CO2 do novo biodiesel, o ‘’Ecobunker 15%”, produzido através de óleos alimentares virgens e usados, em colaboração com a empresa Prio Bio, S.A. Com o objetivo de sensibilizar e incentivar à valorização de resíduos portuários, resultou o protocolo de economia circular que consiste num conjunto de metas a serem subscritas pelas empresas que operam no Porto de Aveiro. Por outro lado, constatou-se que se no ano de 2020 o combustível utilizado pela embarcação Lancha dos Pilotos do Porto de Aveiro fosse substituído pelo Ecobunker haveria uma poupança nas emissões de CO2, de 4091 kg de CO2 de origem fóssil.
The pressure on demand for natural resources is a consequence of population growth. Moreover, it has highlighted the need for modern societies to progress towards a more sustainable paradigm, that is, towards a "greener economy" that ensures the regeneration of natural capital associated with economic development. Ten environmental priorities were defined by the European Sea Ports Organization (ESPO) for the port sector, of which air quality and port waste constitute the first and sixth priority, respectively. The Administration of the Port of Aveiro, S.A. (APA) is the entity responsible for the economic exploration, conservation, and development of the Port of Aveiro. It has defined in its environmental sustainability strategy the application of the principles of circular economy and the decarbonization of the port sector. Thus, the following are the object of analysis of this internship report: -Port waste delivered by ships as well as those from port activities in 2020 at Port of Aveiro, and -The emissions and respective CO2 quantification of the new biodiesel, the "Ecobunker 15%", produced from virgin and used cooking oils, in collaboration with the company Prio Bio, S.A. In order to increment the awareness and stimulate port waste valorization it resulted the Circular Economy Protocol consisting on a set of targets to be subscribed by the companies operating on Port of Aveiro.On other hand, it was concluded that if in 2020 the fuel used by Lancha dos Pilotos vessel of the Port of Aveiro was replaced by the Ecobunker there would be savings on CO2 emissions of 4091 kg of CO2 from fossil origin.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33624
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