Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33596
Title: A valorização das competências de educação ambiental nos atos de engenharia do ambiente: o caso do projeto REAP
Author: Lemos, Maria Isabel Oliveira
Advisor: Martins, Filomena
Keywords: Economia circular
Educação ambiental
Engenharia do ambiente
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Defense Date: 14-Dec-2021
Abstract: As atividades humanas têm impactos no meio natural cada vez mais notórios: perda de biodiversidade, impactos adversos na saúde humana e na qualidade de vida das populações. A perda de biodiversidade representa vários problemas, como o não cumprimento dos objetivos apresentados na Agenda 2030 que pretendem erradicar a pobreza e a fome e aumentar a segurança energética e o acesso a água potável. É, portanto, necessário haver uma mudança na forma como o Homem se relaciona com a natureza. Os principais objetivos deste trabalho são avaliar o contributo que projetos como o REAP têm na educação e sensibilização da comunidade académica e não académica para as temáticas ambientais, tendo em conta a estratégia para a sustentabilidade adotada pela UA, e o contributo que é dado pelas Instituições de Ensino Superior para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apresentados na Agenda 2030. Para isso, procedeu-se à análise de literatura relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Economia Circular, Educação Ambiental e Engenharia do Ambiente e a uma pesquisa de benchmarking para avaliar projetos similares ao REAP e identificar ações que pudessem ser adaptadas e permitissem reforçar a componente de educação ambiental neste projeto. Foi possível concluir que projetos como o REAP contribuem para a alteração da forma como determinados materiais são vistos, passando de uma imagem de algo sem valor – resíduos para algo com valor, o que permite reduzir o consumo de matérias virgens e a produção de resíduos. Em relação à componente social, contribuem para a redução das desigualdades entre países e/ou grupos sociais e em relação à componente económica, contribuem para o aumento da cooperação entre diferentes entidades, o aumento da competitividade entre empresas e a atratividade em relação aos consumidores. Neste contexto a formação multidisciplinar do engenheiro de ambiente, com uma forte componente técnica, permite a estes profissionais desempenhar um papel relevante nas diversas etapas da criação e desenvolvimento deste tipo de projetos, estabelecer uma articulação com outros profissionais e explorar a componente de sensibilização, educação e formação ambiental neles existente.
Human activities have increasingly notorious impacts on the natural environment: loss of biodiversity, adverse impacts on human health and on the quality of life of populations. The loss of biodiversity represents several problems, such as the non-fulfillment of the objectives presented in the Agenda 2030, which aim to eradicate poverty and hunger and increase energy security and access to safe drinking water. It is, therefore, necessary to have a change in the way man relates to nature. The main objectives of this dissertation are to assess the contribution that projects such as REAP have in the education and awareness of the academic and non-academic community on environmental issues, considering the sustainability strategy adopted by the UA, and the contribution made by the Institutions of Higher Education for the implementation of the Sustainable Development Goals, presented in Agenda 2030. For this, a literature review was carried out in relation to the main themes of analysis (Sustainable Development Goals, Circular Economy, Environmental Education and Environmental Engineering) and a benchmarking survey to assess projects similar to REAP and identify actions that would allow for strengthening the environmental education component. It is possible to conclude that projects such as REAP contribute to altering the image of certain materials, starting to be seen as something with value instead of waste, allowing for a reduction in the consumption of virgin materials and the production of waste. In relation to the social component, they allow for the reduction of inequalities between countries or groups of society and in relation to the economic component, they contribute to increased cooperation between different entities, increase competitiveness between companies and their attractiveness in relation to consumers. Environmental engineers play an important role in different stages of the creation and development of this type of projects, due to their multidisciplinary training, which allows them to have knowledge in different areas and establish a link with other professionals.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33596
Appears in Collections:DAO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Maria_Isabel_Lemos.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.