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Título: Competência emocional em enfermeiros : um estudo em hospitais públicos
Autor: Agostinho, Luís Miguel Coelho Ferreira
Orientador: Taylor, James Stover
Santiago, Rui
Palavras-chave: Gestão pública
Serviços de saúde
Enfermagem
Inteligência emocional
Relações interpessoais
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo foi desenhado no sentido de conhecer os comportamentos e atitudes que identificam as cinco capacidades da Competência Emocional dos enfermeiros de hospitais públicos, a partir do construto teórico da Inteligência Emocional proposto por Goleman (2003). Foi, para o autor, um estudo pioneiro por ser de âmbito distrital, englobando enfermeiros de todas as categorias de cinco hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde. Esta dissertação de candidatura ao grau de Mestre em Gestão Pública engloba cinco capítulos. O primeiro é relativo ao enquadramento teórico, o segundo à conceptualização do estudo e os três últimos capítulos são relativos ao estudo empírico. A opção metodológica foi no sentido de realizar um estudo de tipo quantitativo com apropriada análise estatística. Uma amostra constituída por 297 enfermeiros respondeu ao instrumento de recolha de dados, o qual incluía a Escala Veiga Branco das Capacidades da Inteligência Emocional (2004a). Através da aplicação da Análise Factorial de Componentes Principais emergiram 19 factores correspondentes às cinco capacidades da Competência Emocional. Foi encontrado um perfil da Competência Emocional destes enfermeiros, assim como as variáveis que apresentaram alguma influência nas capacidades. Foi também realizado um estudo correlacional entre as cinco capacidades entre si e com a Competência Emocional. Desta análise obtiveram-se as variáveis preditivas da Competência Emocional dos enfermeiros em estudo. Os resultados foram comparados com outros dois estudos (um em professores e outro em enfermeiros) que utilizaram a mesma escala na recolha de dados. O estudo conclui com algumas sugestões para a aplicação da Inteligência Emocional a vários níveis no contexto da Enfermagem. ABSTRACT: The present study was designed to reveal the behaviours and attitudes that identify the five Emotional Competence capacities of nurses in public hospitals based on Goleman’s (2003) theoretical model of Emotional Intelligence. To the author’s knowledge, this was a first study of its kind because it encompassed a district in scope, and included all categories of nurses in five public hospitals from the National Health Service. This candidacy dissertation to the degree of Master in Public Management includes five chapters. The first is related to the theoretical foundations, the second to the study’s conceptualization and the three last chapters are related to the empirical study itself. The methodology for this was a quantitative study with appropriate statistical analyses. A sample consisting of 297 nurses answered the survey instrument, which includes the Veiga Branco Scale of the Emotional Intelligence Capacities (2004a). Through Principal Components Factorial Analysis, 19 factors emerged corresponding to the five Emotional Competence capacities. An Emotional Competence profile of these nurses was found, as well as the variables that had some influence on these capacities. A correlational study was conducted on the five capacities and Emotional Competence. From this emerged the predictive Emotional Competence variables for the nurses in the study. The results were compared with two others studies (one on professors and another on nurses) that had used the same scale. The study concludes with some suggestions for the application of Emotional Intelligence in the nursing context.
Descrição: Mestrado em Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/3350
Aparece nas coleções: DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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