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Title: Análise da experiência turística associada ao sal: as suas dimensões e fatores influenciadores
Author: Silva, Paula Cristina Martins
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Turismo
Experiência turística
Dimensões
Fatores influenciadores
Sal
Produtos locais
Defense Date: 10-Dec-2021
Abstract: O aproveitamento e comercialização de produtos locais tem-se revelado uma estratégia de crescimento para o setor do turismo. Algumas empresas turísticas têm, por isso, apostado nas potencialidades destes produtos para alargarem e impulsionarem os seus negócios, criando novas formas de atratividade como experiências turísticas associadas a produtos locais. Apesar de já existirem alguns estudos sobre a experiência turística com alguns produtos locais, como o vinho, o azeite e a cerveja, entre outros, não se conhece investigação sobre as experiências com o sal. Por isso, com a presente dissertação pretende-se caraterizar a experiência turística associada ao sal, identificando as suas dimensões, assim como identificar os fatores que influenciam esta experiência. Para alcançar estes objetivos, foi feita, primeiramente, uma revisão de literatura do conceito de experiência e experiência turística, das dimensões e fatores influenciadores da experiência turística com produtos locais, bem como dos produtos turísticos relacionados com o sal. Foi feita a caraterização do contexto de estudo, constituído pelos produtos turísticos associados ao sal com maior visibilidade. Neste contexto, procedeu-se a uma análise dos produtos turísticos relacionados com o sal oferecidos por diversas empresas, designadamente nos concelhos de Aveiro, Castro Marim, Figueira da Foz, Loulé e Rio Maior. Posteriormente, foi realizado um estudo empírico com o objetivo de analisar as dimensões das experiências turísticas relacionadas com o sal oferecidas pelas empresas que constituem o contexto de estudo anteriormente descrito. Neste estudo utilizou-se a netnografia, tendo-se analisado os comentários referentes às organizações que operam nos destinos selecionados, disponíveis na rede social online TripAdvisor (296 comentários feitos entre setembro de 2013 e maio de 2021). Os resultados permitiram perceber que as dimensões das experiências turísticas relacionadas com o sal mais referidas pelos visitantes foram a dimensão emocional, seguida da dimensão comportamental. Por sua vez, os fatores influenciadores mais mencionados dizem respeito a outras atrações relacionadas com o sal, como as lojas, spas e museus, seguidos da paisagem associada ao sal. A dissertação permite ainda chegar a diversas conclusões sobre as experiências e os fatores que as influenciam, tendo-se, também, observado que o impacte das diversas dimensões da experiência e dos diversos fatores influenciadores, na experiência global, varia consoante as dimensões da experiência e os fatores. O trabalho termina com as principais conclusões, apontando algumas implicações para o setor e para os gestores de destinos turísticos ligados ao sal.
The use and sale of local products has proved to be a growth strategy for the tourism sector. Some tourist companies have, therefore, invested on the potential of these products to expand and boost their businesses, creating new forms of attractiveness such as tourist experiences associated with local products. Although there are already some studies on the tourist experience with some local products, such as wine, olive oil and beer, among others, there is no known research on experiences with salt. Therefore, this dissertation intends to characterize the tourist experience associated with salt, identifying its dimensions, as well as identifying the factors that influence this experience. To achieve these goals, a literature review of the concept of experience and tourist experience, the dimensions and influencing factors of the tourist experience with local products, as well as of tourist products related to salt, was carried out first. The study context was characterized, consisting of tourist products associated with salt with greater visibility. In this context, an analysis was carried out of tourist products related to salt offered by various companies, namely in the municipalities of Aveiro, Castro Marim, Figueira da Foz, Loulé and Rio Maior. Subsequently, an empirical study was carried out in order to analyze the dimensions of tourist experiences related to salt offered by companies that constitute the context of the study described above. In this study, netnography was used, and comments referring to organizations operating in selected destinations, available on the online social network TripAdvisor, were analyzed (296 comments made between September 2013 and May 2021). The results showed that the dimensions of tourist experiences related to salt most mentioned by visitors were the emotional dimension, followed by the behavioral dimension. In turn, the most mentioned influencing factors are related to other attractions related to salt, such as shops, spas and museums, followed by the landscape associated with salt. The dissertation also allows to reach some conclusions about the experiences and the factors that influence them, having also observed that the impact of the various dimensions of the experience and the various influencing factors, on the overall experience, varies according to the dimensions of the experience and the factors. The work ends with the main conclusions, pointing out some implications for the sector and for managers of tourist destinations linked to salt.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33506
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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