Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33480
Title: Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
Author: Anelli, Fabiana Tavolaro
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional docente
Estágio pedagógico
Histórias de vida
Formação profissional docente
Defense Date: 25-Feb-2022
Abstract: O presente trabalho apresenta como objetivo principal evidenciar as perspectivas e vivências no estágio pedagógico para a formação profissional - nas palavras dos futuros professores. Entende-se que o desenvolvimento profissional é uma construção que evolui ao longo da carreira, como um processo individual e coletivo. Foi nosso intento analisar, interpretar e compreender os anseios e reflexões vividas na experiência formadora da ação pedagógica dos futuros professores durante o ano de estágio. Mas sobretudo, esse trabalho é um momento de diálogo; diálogo este vindo das histórias de vida de professores estagiários que se dedicam a propagar o amor pela docência e suas convicções referentes a esta complexa profissão. A investigação teve como foco evidenciar as experiências vividas pelos futuros professores relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento durante a prática pedagógica; sua apropriação dos conteúdos; a consciência dos processos de aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. O tipo de estudo foi realizado a partir das histórias de vida das estagiárias do segundo ano de mestrado para o Ensino Fundamental do 2º ciclo, com narrativas orais, podendo dessa forma expressar suas perspectivas e vivências diante da prática pedagógica.
The main objective of this study is to highlight the perspectives and experiences of the pedagogical internship for professional development - in the words of future teachers. It is understood that professional development is a construction that evolves throughout the career, as an individual and collective process. It was our intent to analyze, interpret, and understand the anxieties and reflections lived in the formative experience of the pedagogical action of the future teachers during the internship year. But above all, this work is a moment of dialogue; a dialogue that comes from the life stories of trainee teachers who are dedicated to spreading the love for teaching and their convictions regarding this complex profession. The research focused on highlighting the experiences lived by the future teachers concerning the learning and development during the teaching practice; their appropriation of the contents; the awareness of the learning processes and the teaching professional development. The type of study was carried out based on the life stories of the trainees of the second year of the master's degree for 2nd cycle elementary school, with oral narratives, thus being able to express their perspectives and experiences in face of the pedagogical practice.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33480
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação final.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.