Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33479
Title: Fatores que determinam a não prossecução de estudos superiores em Moçambique: sua mitigação através da educação a distância
Author: Cuamba, Patrícia Graça
Advisor: Moreira, António
Amaro, Ana Carla Miguéis
Keywords: Acesso ao ensino superior
Custos do ensino superior
Caraterísticas socioeconómicas e culturais
Educação a distância
Moçambique
Defense Date: 28-Feb-2022
Abstract: O estudo realizado com alunos da 12ª classe, em dez distritos de Moçambique e igual número de escolas pretendeu identificar as razões que levavam esses alunos a não prosseguirem os estudos superiores após a conclusão daquele nível e/ou equivalente. Em cada distrito de estudo, selecionou-se uma escola, e depois uma turma, de forma aleatória. Nesses distritos, havia colaboradores para administrarem os questionários e os devolverem com respostas. Designam-se colaboradores, neste estudo, os sujeitos que operacionalizaram o trabalho de campo. A sua integração no estudo deveu-se à dificuldade da investigadora em se fazer presente nesses distritos, dada a dimensão do país, a questões logísticas e ao tempo. Para a interação com esses colaboradores foram utilizados seus endereços eletrónicos e telefónicos. Esse estudo, de natureza qualitativa, foi fundado num paradigma descritivo. Para a recolha de dados foram distribuídos 500 questionários autoadministrados e obtidas 416 respostas. Foram também realizadas cinco entrevistas com informantes-chave por chamada telefónica com gravação. Para a análise dos dados provenientes dos questionários foi utilizado o sotfware estatístico SPSS e para os dados das entrevistas a análise de conteúdo com base na adaptação das fases eleitas por Laurence Bardin (2018). Os resultados da investigação indiciam que na origem do fenómeno em estudo estão motivações de natureza socioeconómica, nomeadamente: baixo rendimento das famílias e, por consequência, fraco poder de compra; baixa performance escolar dos alunos; fraca exploração das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto educativo e outros fatores culturais. Parte desses resultados corroboram com as conclusões de outros estudos, que estão na base do referencial teórico da presente investigação. Para a realização do estudo foram solicitadas autorizações, por sua vez autorizadas pelo Ministério da Educação, e a outros órgãos e sujeitos envolvidos no estudo.
The study carried out with 12th grade students in ten districts of Mozambique and an equal number of schools sought to identify the reasons that led these students not to pursue higher education after completing that level and/or equivalent. Similar studies have been carried out in other countries; we were concerned with the perception of the phenomenon in the Mozambican context. In each study district, a school, and then a class, was seleted at random. In these districts, there were collaborators to administer the questionnaires and return them with answers. In this study, collaborators are designated as the subjects who carried out the fieldwork. Their integration in the study was due to the researcher's difficulty in being present in these districts, given the country's size, logistics issues and time. To interact with those collaborators their electronic addresses and telephone contacts were used. The qualitative study is based on a descriptive paradigm. For data collection, 500 self-administered questionnaires were distributed and 416 responses obtained. Five interviews were also conducted with key informants by telephone with recording. For the analysis of the data from the questionnaires, the statistical software SPSS was used, and for the data of the interviews, content analysis based on the phases proposed by Laurence Bardin was chosen. The results of the study indicate that at the origin of the phenomenon under study are motivations of a socioeconomic nature, namely: low household income and, consequently, weak purchasing power; poor school performance of students; weak exploitation of Information and Communication Technologies in an educational context, including cultural factors. Part of the results obtained corroborate the conclusions of other studies that are the basis of the theoretical framework of the study. In order to carry out the study, authorizations were requested to the Ministry of Education and other similar entities, having been authorized. Autorizations were also requested from collaborators including other study participants.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33479
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
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