Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33449
Title: A diversidade da língua inglesa: o ponto de partida para o desenvolvimento da competência plurilingue
Author: Costa, Ana Margarida Rocha Cardoso Nunes da
Advisor: Moreira, Gillian
Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e
Keywords: Competência intercultural
Competência plurilingue
Diversidade intralinguística e cultural
Educação plurilingue
Ensino e aprendizagem da língua inglesa
Defense Date: 7-Feb-2022
Abstract: Reconhecendo a pertinência e a urgência investigativas das temáticas relacionadas com as políticas linguísticas educativas que o Conselho da Europa (e não só) tem promovido, valorizamos o plurilinguismo, a diversidade linguística e cultural e o diálogo intercultural como elementos essenciais à cidadania democrática e à coesão social nas sociedades do século XXI (cf. Beacco & Byram, 2003). Neste contexto, atribui-se particular importância ao desenvolvimento dos repertórios linguístico-comunicativos dos sujeitos, bem como à promoção das suas competências plurilingue e intercultural (cf. Andrade et al., 2003; Beacco & Byram, 2003, 2007; Byram, 1997), que integram os conhecimentos, as capacidades e as atitudes que devem nortear a interação e a convivência com o Outro. A educação é, assim, desafiada a contribuir, colocando-se em destaque as mais-valias do ensino e aprendizagem de línguas para a concretização destes objetivos. Nesse sentido, e tomando a língua inglesa como foco do nosso estudo - devido ao seu estatuto de língua internacional, à posição privilegiada que lhe é amplamente reconhecida no contexto de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em Portugal e um pouco por todo o mundo, e ao facto de ser, em si mesma, uma língua plural e diversa - concebemos um projeto de investigação que visa compreender a relação entre o ensino e aprendizagem desta língua em particular, recorrendo a uma abordagem didática baseada na diversidade intralinguística e cultural que a caracteriza (cf. Kachru, 1995; Schneider, 2011), e o desenvolvimento das competências plurilingue e intercultural dos alunos. Para o efeito, e situando a nossa investigação, de natureza qualitativa, no paradigma interpretativo, desenvolvemos um estudo de caso, com características de investigação-ação. Este estudo organizou-se em duas fases: numa primeira fase, realizámos uma análise do Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais (Ministério da Educação, 2001) e do Programa e Organização Curricular do Inglês para o 3.º CEB (Ministério da Educação, 1997), documentos que, à data, orientavam o ensino da língua inglesa no 9.º ano de escolaridade, o ano escolhido para a intervenção. Pretendíamos, com esta análise, contextualizar o plano de intervenção didática que viríamos a desenvolver na fase seguinte, identificando o modo como os conceitos basilares do projeto – as competências plurilingue e intercultural e a diversidade intralinguística e cultural da língua inglesa – são aí apresentados. Na segunda fase, procedemos à construção de um plano de intervenção didática e à sua dinamização numa turma do 9.º ano de escolaridade, de uma escola do concelho de Aveiro, na disciplina de Inglês. Este plano consubstanciou-se num conjunto de módulos pedagógico-didáticos que, tendo sido planificados em total articulação com as orientações programáticas e demais planificações para este nível de ensino, foram operacionalizados num total de 16 sessões, ao longo de um ano letivo. As atividades desenvolvidas promoveram o contacto dos alunos com diferentes variedades da língua inglesa (Englishes), sob diferentes formas. Os dados recolhidos durante a implementação deste plano – por meio de gravações áudio e vídeo, da observação participante e de um Portfolio de Turma – foram tratados e analisados segundo os procedimentos da análise de conteúdo, tendo sido definidas três macro categorias de análise que representam as dimensões comuns aos modelos conceptuais das competências plurilingue e intercultural: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes. A análise e discussão dos resultados colocou em evidência indícios de que a abordagem didática adotada neste estudo pode, de facto, constituir-se como um ponto de partida para o desenvolvimento destas competências, ao ter proporcionado: i) a expansão e o enriquecimento do conhecimento dos alunos sobre “o mundo das línguas e culturas” e “o mundo da língua inglesa”; ii) o desenvolvimento de capacidades variadas, nomeadamente de natureza metalinguística e metacomunicativa; iii) a tomada de consciência para a importância das línguas e culturas; e iv) a adoção de atitudes de respeito e curiosidade face a variedades da língua inglesa e/ou a outras línguas e culturas, ainda que não tenha sido possível desconstruir algumas das imagens estereotipadas que os alunos revelaram. Face aos resultados e às conclusões obtidas, acreditamos que o nosso estudo terá contribuído para o reconhecimento de que o ensino e aprendizagem da língua inglesa, muitas vezes visto como uma ameaça à preservação da diversidade linguística e cultural, pode, na verdade, incorporar em si essa mesma diversidade. Com efeito, uma abordagem à língua inglesa que englobe a sua diversidade intralinguística e cultural, valorizando as vozes distintas que se expressam através dela, e explore questões globais, pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento das competências plurilingue e intercultural dos jovens.
Acknowledging the interest and urgency of research into topics related to the language education policies promoted by the Council of Europe (among other institutions), we value plurilingualism, linguistic and cultural diversity and intercultural dialogue as essential elements of democratic citizenship and social cohesion in 21st century societies (cf. Beacco & Byram, 2003). In this context, the development of individuals’ linguistic and communicative repertoires and the promotion of their plurilingual and intercultural competences (cf. Andrade et al., 2003; Beacco & Byram, 2003, 2007; Byram, 1997) are given particular recognition, as they combine the knowledge, skills and attitudes which should guide interaction and coexistence with others. Education is therefore challenged to contribute to the accomplishment of these goals, with the advantages of language teaching and learning given particular emphasis. Against this background, we took the English language as the focus of our study – due to its status as an international language, the privileged position it holds in the context of foreign language teaching and learning in Portugal, and in most parts of the world, and for being, in itself, a plural and diverse language – and we designed a research project that aims to understand the relationship between the teaching and learning of this language, by adopting a didactic approach based on its internal linguistic and cultural diversity (cf. Kachru, 1995; Schneider, 2011), and the development of students’ plurilingual and intercultural competences. In order to achieve this goal, and situating our research within a qualitative and interpretative paradigm, we developed a case study, with some features of action research. This study was organised in two phases: in the first phase, we analysed two official documents which, at the time, regulated and guided the teaching of the English language in the 9th grade, the year we had chosen for our didactic intervention – the national curriculum and the English language syllabus. In this way, we intended to contextualise the didactic intervention plan we would develop in the following phase by identifying the way the concepts of plurilingual competence, intercultural competence and intra-linguistic and cultural diversity of the English language are presented in these documents. In the second phase, we created a didactic intervention plan and we implemented it in a 9th grade class, in a school in Aveiro, Portugal, in the English subject. This plan was composed of a set of didactic modules, which were designed in articulation with the syllabus and other curricular guidelines for that grade, and were carried out in a total of 16 sessions, throughout a school year. The plan’s activities promoted the students’ contact with different varieties of the English language (Englishes), in different ways. The data collected during the implementation of this intervention plan - by means of audio and video recordings, participant observation and a Class Portfolio - were processed and analysed according to the procedures of content analysis. Three main categories of analysis were defined, which represent the shared dimensions of the conceptual models of plurilingual and intercultural competences: Knowledge, Skills and Attitudes. The analysis and discussion of the results provided indications that the didactic approach adopted in this study can, in fact, be a starting point for the development of the aforementioned competences, because it enabled: i) the expansion and enrichment of the students’ knowledge about “the world of languages and cultures” and “the world of the English language”; ii) the development of a variety of skills, namely skills of a metalinguistic and metacommunicative nature; iii) awareness to the importance of languages and cultures; and iv) the adoption of attitudes of respect and curiosity towards other varieties of English and/or other languages and cultures, even though it was not possible to deconstruct some of the stereotypical images that the students revealed. Considering the results and the conclusions we have drawn, we believe that our study can contribute to the acknowledgment that the teaching and learning of the English language, which is often considered a threat to the preservation of linguistic and cultural diversity, can, indeed, incorporate that diversity. In fact, a didactic approach to the English language which includes its intra-linguistic and cultural diversity, by valuing the different voices that are expressed through this language, and explores global issues, can play an important role in the development of plurilingual and intercultural competences of young people.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33449
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Costa.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.