Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3343
Title: Abertura de um serviço hospitalar: da teoria à prática
Author: Louro, Maria Irene de Jesus Ferreira
Advisor: Claudia Sarrico
Keywords: Gestão pública
Serviços públicos
Gestão de operações
Hospitais
Defense Date: 2005
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A actualização de conhecimentos deve ser um dos objectivos prioritários para o contínuo desenvolvimento de qualquer profissional. Vivências recentes que se prendem com a abertura de um serviço hospitalar e a aquisição de conhecimentos no âmbito da gestão de operações, permitiram o consciencializar de dificuldades que se pretende colmatar em termos de futuro já que situações semelhantes se avizinham. Os factores mencionados foram decisivos para a escolha do tema “Abertura de um serviço hospitalar – da teoria à prática”, onde a comparação teórico-prática, surge como problemática. Tem como finalidade a orientação nas tomadas de decisão da abertura de futuros serviços do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, para que os serviços disponibilizados aos utentes não fiquem aquém do que a instituição planeia oferecer. O entusiasmo surgido pela investigação permitiu-nos elaborar um trabalho sobre um estudo de caso, de carácter descritivo e exploratório, onde efectuámos uma análise de conteúdo das entrevistas efectuadas, para sabermos teórica e praticamente como se processa a abertura de um serviço hospitalar. A selecção da população alvo para o estudo, foi efectuada no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, por inexistência de serviços similares, e apresentar como características das pessoas envolvidas, o seu envolvimento no processo da abertura do serviço. A população escolhida, funcionários em front office e back office e clientes, foi seleccionada por estar envolvida no processo da abertura do serviço de Reabilitação Geral, onde foi entrevistado um elemento de cada grupo profissional, em que o critério de selecção se pautou pelo tempo de serviço, e categoria. Optámos também por entrevistar três doentes dos mais antigos que tenham passado pelo Ambulatório, Hospital de Dia, Internamento, e ainda um acompanhante. O estudo efectuado, permite-nos propor a todos os que se interessem por esta temática a realização de estudos neste âmbito, de modo a proporcionar troca de resultados e experiências que permitam a aquisição de conhecimentos de forma a sabermos que serviços vamos prestar e como vão ser fornecidos. Esperemos então que esta tese seja uma mais valia principalmente para os intervenientes nos processos de abertura de serviços, que sirva de referência e seja usada como instrumento de trabalho a quem a consultar.
The updating of knowledge should be one of the priority goals for the continuous development of any professional. Recent experience dealing with the opening of a hospital service and the acquisition of know how in the management of operations. This made us aware of the difficulties we want to avoid in the future as similar situations are on the horizon. The factors mentioned were decisive in the choice of topic “Opening of a hospital service - from the theory to the practice”, where the theoretical practical comparison, emerges as the issue. The aim is to provide guidance on making the decision to open future services in the centre of Medicine and Rehabilitation Centre of the Centre Region – Rovisco Pais, so that the services provided to the patients are not below the standard that the institution intends to offer. The enthusiasm emerging during the investigation allowed us to prepare a paper on a case study. The study was descriptive and explorative where we analysed the contents of the interviews made, in order to understand the theory and practically how to process the opening of a hospital service. The selection of the population targeted for this study, was done in the Centre of Medicine and Rehabilitation of the Centre Region – Rovisco Pais, because there is no other similar services, and to show the characteristics of the people involved, by their evolvement in the opening process of the service. The population chosen were front office and back office employees and clients. They were selected because of their involvement in the opening process of the General Rehabilitation process. A member of each professional group was interviewed. The selection criterion was done by time in service and position held. We decided to interview three of the oldest patients, who where treated at the ambulatory, the day hospital, and in the ward and also an escort. This study, permits us to propose to all those interested in this topic to do further studies in this area, in a way to make it possible to exchange results and experiences in order to find out what services we will provide and how these will be provided. We hope that this thesis will be an asset especially for those who are in the process of opening services, a reference that can be used as a working tool for those consulting it.
URI: http://hdl.handle.net/10773/3343
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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