Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Taylor, James Stover | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Irene Marques | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T14:36:37Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T14:36:37Z | - |
dc.date.issued | 2006 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/3342 | - |
dc.description | Mestrado em Gestão Pública | por |
dc.description.abstract | Os conhecimentos e perspectivas dos docentes são essenciais para a melhoria das práticas de liderança dos administradores escolares. As melhores práticas de liderança serão diferenciadas face a características situacionais da escola e características individuais dos professores. Orientado pelas proposições da teoria da motivação profissional e pelos modelos de liderança transformacional, transaccional e partilhada, este estudo tem por objectivo contribuir para o conhecimento da motivação profissional e expectativas de liderança dos docentes. O estudo foi conduzido num agrupamento vertical de escolas onde se leccionam o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos de ensino. Adoptouse a metodologia quantitativa, tendo-se realizado um inquérito afim de recolher informação. As conclusões apontam para algumas diferenças entre os docentes dos quatro sectores de ensino nas dimensões de insight, identidade e resiliência da motivação profissional. As conclusões apontam ainda para um conjunto consistente de comportamentos de liderança que os docentes esperam observar nos seus líderes educacionais. ABSTRACT: The knowledge and the perspectives of teachers are essential for school leaders improve leadership practices. Leadership best-practice will vary somewhat for schools accordingly with situational and individual characteristics of teachers. Guided by the propositions of career motivation theory and transformational, transactional and distributed leadership models, this study aimed to better understand teachers’ motivations and leadership expectations. The study was conducted in a set of public schools comprising four levels of teaching, from pre-schol to middle school. A quantitative methodology was applied. Data collection was accomplished by utilising questionnaires. Conclusions point to some differences among teachers in career motivation in the dimensions of insight, identity and resilience. The conclusions also point to a consistent set of leadership behaviours that teachers expect from their principals. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000206578 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gestão pública | por |
dc.subject | Administração escolar | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Prática educativa | por |
dc.title | Motivação profissional e expectativas de liderança dos docentes | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2007001146.pdf | 753.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.