Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33348
Title: Design da marca como mediação territorial dos agentes científico, económico e político
Author: Ribeiro, Marlene Ferreira
Advisor: Providência, Francisco
Keywords: Design
Marcas territoriais
Gestão do design
Design mediador cultural
Design e conhecimento
Design para a inovação
Design do território
Defense Date: 17-Sep-2021
Abstract: A gestão do território é política, mas ao Design reconhece-se a eloquência de conformar o lugar comum e de o comunicar de forma memorável. É precisamente pela conformação (atribuição de forma, logo de limites) que o Design é mediador cultural, e será pela comunicação do Design da marca territorial (pôr em comum, logo dar a conhecer), que ganha coerência holística através da gestão vertical do Design (fazendo refletir a ideia em todos os níveis da organização), que poderá tornar a forma, memorável. Com o objetivo principal de posicionar o Design no centro da decisão estratégica sobre o território, tornando-o visível e relevante na academia, na produção industrial e nas políticas públicas de valorização territorial, esta investigação apresenta um conjunto de trabalhos científicos, publicados internacionalmente nos últimos dez anos, e sujeitos a arbitragem científica (parte 2), cujo caráter inovador se encontra devidamente enquadrado (parte 1). Como dispositivo teórico, afirmamos o contributo do Design a cada um dos agentes definidos como estratégicos, nas recomendações europeias para a investigação (Científico – Universidade; Económico – Indústria e Político – Autarquia), daqui resultando a orientação tripartida da sua contextualização, em Design e conhecimento, Design para a inovação e Design do território, e um quarto ponto Sociedade, economia e política baseadas no conhecimento, que identifica os desafios de cooperação entre os anteriores. Assim, caracteriza esta investigação a sua predisposição holística que encontra no cruzamento dos vários domínios, a oportunidade de contributo inovador para a disciplina do Design e que nos permite afirmar o Design da marca como mediador territorial entre os agentes científico, económico e político.
Territory management is political, but the Design is acknowledged by the eloquence of shape to the commonplace and communicating it memorably. It is precisely by the shaping (attribution of limits) that Design is cultural mediator, and it will be through the communication of the territorial brand Design (put in common, thus make it known), which gains holistic coherence through vertical Design management (applying the idea at all levels of the organization), that it will be able to take shape, memorable. With the main goal of placing Design at the centre of strategic decision on the territory, making it visible and relevant in academia, industrial production and public policies for territorial enhancement, this research presents a set of internationally published scientific works of the last ten years, which were subject to scientific arbitration (part 2), and whose innovative character is duly framed (part 1). As a theoretical device, we affirm the contribution of Design to each of the agents defined as strategic in the european research recommendations (Scientific – University; Economic – Industry and Political – Municipality). Hence derives the tripartite orientation of its contextualization in Design and knowledge, Design for innovation and territorial Design, and a fourth point Society, economic and politics based on knowledge, which identifies the challenges of cooperation among the above. Thus, this research is characterized by its holistic predisposition that finds at the crossroads of various domains, the opportunity for an innovative contribution to Design's discipline and allows us to assert brand Design as a territorial mediator between the scientific, economic and political agents.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33348
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Marlene_Ribeiro.pdf21.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.