Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3331
Title: Textos em actividades de ciência em ambiente informal : um exemplo e seu impacto
Author: Ferreira, Lina Maria da Silva
Advisor: Caldeira, Maria Helena
Keywords: Museus de ciência
Actividades científicas
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência da Universidade de Aveiro, surge ligado ao projecto “Para um melhor papel dos Museus de Ciência na compreensão pública da Ciência”, desenvolvido no Museu de Física da Universidade de Coimbra e Exploratório, Centro Ciência Viva de Coimbra, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Nele se descreve o caminho percorrido desde a concepção e construção da exposição temática “Oriente-se: A Bússola e os rumos da experiência” até à sua exploração por professores e alunos, nesta se incluindo uma pesquisa sobre em que medida os textos utilizados são adequados ou não aos alunos que efectuam as visitas. A exposição foi constituída por réplicas de instrumentos do século XIX, pertença do Museu, que foram no passado utilizados para ensinar conteúdos de Electromagnetismo, acompanhadas de todo o suporte gráfico necessário a uma exposição coerente em que se faz uma associação entre interactividade e História da Ciência. Quanto à exploração da exposição por parte de professores e alunos, salienta-se uma acção de formação de professores, centrada na preparação da visita de alunos à exposição e subsequentes actividades, e um primeiro estudo (baseado em questionários e grelhas de observação, como instrumentos de recolha de dados) sobre a adequação e eficácia dos textos utilizados para os alunos. Esta é uma temática que tem vindo a suscitar interesse por parte de investigadores, neste caso, no âmbito das aprendizagens não-formais. Igualmente se refere uma primeira comparação entre o impacto de réplicas homólogas, com design diferente, apresentadas no contexto da exposição no Museu e no espaço interactivo e diversificado do Exploratório. Apesar do carácter exploratório destes estudos, os principais resultados indicam que tanto as actividades como os textos da exposição “Oriente-se!” estão adequados ao nível etário dos alunos, do terceiro ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a que se destinam. No seu conjunto, a exposição e os estudos a ela associados constituem um contributo para o aperfeiçoamento da relação Escola-Museu, para a melhoria da qualidade das visitas de estudo de alunos e para um melhor domínio dos temas centrais do Electromagnetismo por aqueles. ABSTRACT: The present study, as a dissertation of the Master’s Degree Programme in Science Communication and Education at the University of Aveiro, is associated with a project “Towards a better role of Science Museums in the public understanding of science” which was carried out by The Physics Museum of the University of Coimbra and Exploratório, the Ciência Viva Centre of Coimbra, with the financial support of the Portuguese Agency for Science and Technology (FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia). A description is made of the work developed from the design and construction of a thematic exhibition on electromagnetism - “Oriente-se: A Bússola e os rumos da experiência” – up to the exploration by teachers and pupils, this including an investigation about the adequacy and efficiency of the texts associated with the exhibits. The exhibition consisted of replicas of XIX century instruments belonging to the Museum, which were used in the past to teach the contents of electromagnetism, accompanied by all the graphic support which is required by a exhibition that aims at integrating interactivity and History of Science. Regarding the exploration of the exhibition by teachers and pupils, special reference is made to a workshop with teachers, which was centred on the previous preparation of the visits by schools and following up activities, and to a first study (having questionnaires and observation grids as instruments for collecting data) on the adequacy and effectiveness for the pupils of the written texts used in the exhibition. This is an area of increasing interest among researchers, namely in the case of non-formal learning. A first comparison is also made between the impacts of homologous replicas, having different designs and presented, in none case, as part of the exhibition at the Museum and, in the other, diluted in the generalist collection of interactive exhibits of Exploratório. In spite of the preliminary nature of these studies, the main results point to the overall adequacy of both the activities and the texts associated with the exhibition for the age level of the pupils who are the target of the exhibition (7th – 9th grades and 10th – 11th grades). On the whole, the exhibition and the studies associated with it are taken as a significant contribution to the promotion of the relation School-Museum, to the improvement of the quality of the school visits and to a better stand of pupils in the field of Electromagnetism.
Description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/3331
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007000733.pdf4.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.