Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33298
Title: Accountability e transparência nas Instituições Particulares de Solidariedade Social
Author: Veríssimo, Élia Sofia Farinha
Advisor: Ferreira, Augusta da Conceição Santos
Santos, Carlos Alberto Lourenço dos
Keywords: Accountability
Transparência
Índex
economia social
IPSS
Defense Date: 15-Dec-2021
Abstract: A sociedade está em constante mudança devido a diversos fatores externos, como é o caso das organizações. A Economia Social surge com o objetivo de fomentar os valores solidários e para tornar possível a criação de novos tipos de organizações como é o caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social. A accountability das referidas entidades têm sido alvo de destaque pela sua importância no cumprimento de obrigações legais, sociais e económicas. Como tal, este estudo tem como intuito avaliar o nível de transparência das entidades da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, através da aplicação do EAGLE Index, para avaliar os websites, analisando as quatro dimensões: Presença Online, Qualidade Online; Accountability Online e Serviços Online, e, desta forma, de responder às questões de investigação. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram constatar que ainda existem muitas entidades sem website e que aquelas que possuem website, apresentam um baixo nível de transparência.
Society is constantly changing due to various external factors, such as organizations. The Social Economy emerges with the objective of promoting solidary values and to make possible the creation of new types of organizations such as the Private Institutions of Social Solidarity. The accountability of these entities has been highlighted for its importance in the fulfillment of legal, social and economic obligations. As such, this study aims to assess the level of transparency of entities in the region of Aveiro, through the application of the EAGLE Index, to assess the websites, analyzing the four dimensions: Online Presence, Online Quality; Accountability Online and Online Services, and, in this way, to answer the investigation questions. Thus, the methodology used was quantitative and qualitative. research questions. The methodology used was quantitative and qualitative. The results of this study showed that there are still many entities without a website and that those that have a website have a low level of transparency.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33298
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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