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Title: Sistemas de avaliação da sustentabilidade na construção: análise da aplicabilidade em estradas
Author: Silva, Marina Teresa Marques
Advisor: Benta, Agostinho
Keywords: Sustentabilidade na construção
Sistemas de avaliação da sustentabilidade
Estradas
CEEQUAL
LiderA
Greenroads
Defense Date: 23-Jul-2021
Abstract: As vias de comunicação e, em particular, a rede rodoviária, constituem a infraestrutura fundamental para o desenvolvimento global dos países, devido à facilidade de utilização para o movimento de pessoas e bens entre diferentes locais. A construção de novas estradas traz inúmeros benefícios aos seus utilizadores nomeadamente, o aumento da acessibilidade, a facilidade de circulação e as melhorias no transporte de bens materiais. Atualmente, o elevado consumo energético, a limitação dos recursos naturais e as altas emissões de gases efeito de estufa fazem com que as questões ambientais desempenhem um papel fundamental na tomada de decisão relativamente ao planeamento, projeto, construção, operação, manutenção e desativação das estradas. Por isso, no projeto de uma nova estrada as emissões de gases com efeito de estufa são um indicador-chave na avaliação da sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade é um dos conceitos em maior evidência atualmente, devido à consciencialização do ser humano face aos constantes impactes ambientais negativos que este provoca no planeta principalmente resultantes do setor da construção. Os sistemas de avaliação da sustentabilidade têm como prepósito incentivar o setor da construção a adotar práticas mais sustentáveis e avaliar/ certificar (de acordo com as áreas, critérios e parâmetros que cada sistema adota) as práticas adotadas de modo a promover uma estrada mais sustentável. Os sistemas de avaliação escolhidos para serem abordados nesta dissertação foram três: o Greenroads, por ser um método de avaliação de sustentabilidade exclusivamente dedicado a estradas; o CEEQUAL por ser um método que certifica obras de engenharia civil internacionalmente, por ser considerado um dos melhores métodos e por ter sido o primeiro sistema a classificar o nível de sustentabilidade das infraestruturas; e o LiderA por ser o sistema pioneiro em Portugal na avaliação da sustentabilidade.
Roads, and in particular the road network, constitute the fundamental infrastructure for the global development of countries, due to their ease of use for the movement of people and goods between different locations. The construction of new roads brings countless benefits to their users, including increased accessibility, ease of movement and improvements in the transport of material goods. Nowadays, with high energy consumption, limited natural resources and high greenhouse gas emissions, environmental issues play a key role in decision making regarding planning, design, construction, operation, maintenance and decommissioning of roads. So, in the design of new road, greenhouse gas emissions are a key indicator in the assessment of sustainability. The concept of sustainability is one of the most prominent concepts in evidence today, due to the awareness of the human being regarding the constant environmental impacts that it causes on the planet, mainly resulting from the construction sector. The purpose of sustainability assessment systems is to encourage the construction sector to adopt more sustainable practices and evaluate/certify (according to the areas, criteria and parameters that each system adopts) the practices adopted in order to achieve more sustainable road. The three sustainability assessment systems chosen to be evaluated in this dissertation were: Greenroads, for being a sustainability system exclusively dedicated to roads; CEEQUAL for being a system that certifies civil engineering works internationally, and for being the first system to classify the sustainability level of infrastructure; and LiderA for being the pioneer system in Portugal in sustainability.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33250
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DECivil - Dissertações de mestrado

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