Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/33202
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, A. Patrícia | pt_PT |
dc.contributor.author | Gomes, Helena | pt_PT |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Cecília | pt_PT |
dc.contributor.author | Pinto, Hélder | pt_PT |
dc.contributor.author | Ribeiro, António | pt_PT |
dc.contributor.author | Clain, Teresa Costa | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T12:55:22Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T12:55:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-11 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-71-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/33202 | - |
dc.description.abstract | Considerando a importância da História da Matemática (HM) no ensino da disciplina e a necessidade da sua abordagem na formação inicial de professores, este estudo tem como objetivos: caracterizar o recurso à HM no percurso escolar de futuros professores (FP) nos ensinos básico e secundário; descrever a sua formação em HM na licenciatura em Educação Básica (LEB); e identificar conceções destes FP sobre a importância de utilizar a HM no ensino da Matemática. Neste estudo participaram 63 FP, do género feminino, licenciados em LEB em instituições portuguesas, estando a iniciar o mestrado profissionalizante. A recolha de dados resultou da aplicação de um questionário, com duas partes: Ensino/Formação com/em HM; e Conceções sobre os contributos da HM para o ensino da Matemática. Os resultados revelam que para 68% dos FP, a utilização de HM nas suas aulas de Matemática, durante os ensinos básico e secundário, foi inexistente ou circunscrita a momentos episódicos; que durante o curso de LEB a formação foi frequente (52%) ou sólida (17%). A utilização da HM é avaliada positivamente por facilitar a compreensão dos conteúdos, ilustrar a utilidade, importância e conexões da Matemática, permitir abordagens diferentes e desenvolver competências transversais. | pt_PT |
dc.description.abstract | Considering the importance of History of Mathematics (HM) in the Mathematics teaching and the need for its approach in the initial training of teachers, this study aims to: characterize the use of HM in the educational trajectory of future teachers (FT) in basic and secondary levels; describe their training in HM in the Basic Education (BE) degree; and identify these FT's conceptions about the importance of using HM in Mathematics teaching. In this study, 63 female FTs participated in this study, graduated in BE in Portuguese institutions and starting a professional master's degree. Data collection resulted from the application of a questionnaire, with two parts: Teaching/Training with/in HM; and Conceptions about the contributions of HM to Mathematics teaching. The results reveal that 68% of the FT consider non-existent, or limited to episodic moments, the use of HM in their Mathematics classes during their primary and secondary education; FT also consider that training in HM during the BE course was frequent (52%) or solid (17%). The use of HM is evaluated positively because facilitates the understanding of the contents, illustrate the usefulness, importance and connections of Mathematics, and allows different approaches and developing transversal skills. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | História da matemática | pt_PT |
dc.subject | Futuros professores | pt_PT |
dc.subject | Utilização didática de história da matemática | pt_PT |
dc.subject | Conceções | pt_PT |
dc.title | A história da matemática no percurso formativo de futuros professores dos anos iniciais | pt_PT |
dc.title.alternative | History of Mathematics in the formative curriculum of future teachers in the early years | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
ua.event.date | 1-3, setembro, 2021 | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 1399 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 1412 | pt_PT |
degois.publication.location | Braga | pt_PT |
degois.publication.title | Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDMA - Capítulo de livro CIDTFF - Capítulo de livro HMG - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021-artigo_final_XVI_CIGPP.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.