Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33200
Title: Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
Other Titles: Teachers conceptions and practices on the history in mathematics teaching in a training context
Concepciones y prácticas de los profesores sobre la historia de la enseñanza de las matemáticas en un contexto formativo
Author: Martins, Patrícia Ana
Clain, Teresa Costa
Costa, Cecília
Pinto, Hélder
Ribeiro, António
Gomes, Helena
Menezes, Luís
Keywords: História da matemática
Ensino da matemática
Formação de professores
Conceções e práticas de professores
Issue Date: 2021
Publisher: Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
Abstract: Introdução: A História da Matemática (HM) tem atraído autores de diversas áreas, dada a sua relevância como campo de investigação. De entre eles, os educadores matemáticos procuram perceber os contributos que a HM pode dar para a compreensão da natureza da Matemática e também como ela pode ser usada no ensino, de modo a promover aprendizagens ricas e significativas. Neste processo, o professor de Matemática é uma figura-chave que importa conhecer melhor, ao nível das suas conceções, práticas e processos de formação em HM. Objetivos: Conhecer as conceções e as práticas dos professores de Matemática participantes na formação sobre a utilização da HM no ensino da disciplina, no início da formação; Compreender o impacto da formação nas conceções e nas práticas dos professores de Matemática participantes, sobre HM. Métodos: O estudo, que se desenvolve no contexto de uma oficina de formação (OF), adota uma metodologia mista, assentando a recolha na aplicação de um questionário on-line a 12 professores participantes numa OF sobre HM. Para além disso, recorreu-se a notas de campo e registos documentais produzidos pelos professores. Conclusão: O estudo permitiu concluir que quando os professores participam em formação (contínua) que privilegia tarefas ricas que envolvem HM enquadrada em conteúdos programáticos matemáticos específicos, num ambiente reflexivo e colaborativo e com experimentação nas suas práticas, tendem a reconhecer as potencialidades do uso da HM no ensino e a valorizá-las, introduzindo-a nas suas práticas.
Introduction: The History of Mathematics (HM) has attracted authors from various fields, given its relevance as a field of research. Among them, mathematical educators seek to understand the contributions HM can give to understand the nature of Mathematics and also how it can be used in teaching in order to promote rich and meaningful learning. In this process, the mathematics’ teacher is a key figure that it is important to know better, namely his conceptions, practices and training processes in HM. Objectives: To know the conceptions and practices of mathematics teachers participating in the TW on the use of HM in the teaching of the discipline, at the beginning of the training; understand the impact of training on the conceptions and practices on MH of the participating mathematics’ teachers. Methods: This study, which is developed in the context of a training workshop (TW), adopts a mixed methodology, based on an on-line questionnaire applied to 12 participating teachers in an TW on MH. Additionally, field notes and documentary records produced by teachers were used. Conclusion: The study allowed us to conclude that when teachers participate in (continuous) training that privileges rich tasks involving HM, framed in specific mathematical programmatic contents, in a reflective and collaborative environment and with experimentation in their practices, they tend to recognize the potentialities of the use of HM in teaching and to value them, introducing it in their practices.
Introducción: La Historia de las Matemáticas (HM) ha atraído a autores de diversos campos, dada su relevancia como campo de investigación. Entre ellos, los educadores matemáticos buscan entender las contribuciones que la HM puede hacer para entender la naturaleza de las matemáticas y también cómo se puede utilizar en la enseñanza con el fin de promover el aprendizaje rico y significativo. En este proceso, el profesor de matemáticas es una figura clave que es importante conocer mejor, a nivel de sus concepciones, prácticas y procesos de formación en HM. Objetivos: Conocer las concepciones y prácticas de los profesores de matemáticas que participan en la formación sobre el uso del HM en la enseñanza de la disciplina, al comienzo de la formación; comprender el impacto de la formación en los diseños y prácticas de los profesores de Matemáticas participantes en HM. Métodos: El estudio, que se desarrolla en el contexto de un taller de formación (TF), adopta una metodología mixta, basada en la recopilación de un cuestionario en línea a 12 profesores que participan en un TF en HM. Además, se utilizaron notas de campo y registros documentales producidos por profesores. Conclusión: El estudio nos permitió concluir que cuando los profesores participan en una formación (continua) que privilegia tareas ricas que implican HM enmarcadas en contenidos matemáticos programáticos específicos, en un entorno reflexivo y colaborativo y con experimentación en sus prácticas, tienden a reconocer las potencialidades del uso dela HM en la enseñanza y a valorarlos, presentándolos en sus prácticas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/33200
DOI: 10.29352/mill029e.23812
ISSN: 0873-3015
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