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dc.contributor.advisorCompleto, Antóniopt_PT
dc.contributor.advisorAbad Pequeño, Severinopt_PT
dc.contributor.authorSarmento, João Miguel Estevespt_PT
dc.date.accessioned2022-02-10T16:06:48Z-
dc.date.available2022-02-10T16:06:48Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/33129-
dc.description.abstractA linha de bombas de óleo de caudal variável na Renault Cacia, apresenta rendimento abaixo do esperado. Caracterizado por um rendimento operacional 25 % inferior ao objetivo e uma elevada incidência de retrabalho, a linha de bombas de óleo de caudal variável não tem conseguido dar resposta adequada à procura dos seus clientes. Tendo em conta o objetivo da Renault Cacia de otimização de processos, e sabendo que a origem destes problemas não se encontra ainda totalmente caracterizada, o objetivo desta dissertação foi identificar pontos de melhoria na linha de bombas de óleo de caudal variável (BOCV). Assim, através da observação e análise de fluxos, este trabalho objetiva encontrar situações de otimização e/ou melhoria, que possam diminuir os gastos (diretos ou indiretos) aumentando, assim, o lucro operacional da Renault Cacia. A análise foi concebida por meio de um value stream mapping. Da análise surgiram propostas que contribuem para a redução de 3200 bombas em stock e, simultaneamente, a implementação de um sistema pull. Foram ainda avaliados novos métodos de funcionamento com recurso a um kitting para o processo tampão e construídos novos standards para o fluxo de peças retrabalhadas. Foi proposto um modelo analítico que define a frequência de um controlo de qualidade, podendo reduzir custos associados a esta atividade sem valor acrescentado. Através do desenvolvimento de um caderno de encargos, foi proposta uma nova sequência de operações para dois robots articulados que reduzem o tempo de ciclo da operação 70 em 33% para o modo degradada. Foram elaboradas folhas de cálculo e uma aplicação .Net que permitem analisar e, simultaneamente, animar a produção diária dos processos de maquinação na BOCV. Por fim, foram identificadas discrepâncias entre pedidos de clientes e pedidos de produção que têm contribuído para aumento do stock de componentes em espera para expedição Assim, foi possível avaliar o potencial da ferramenta value stream mapping na melhoria contínua de processos indústrias, e em especial na identificação de muda.pt_PT
dc.description.abstractThe variable flow oil pump production line (BOCV) at Renault Cacia has performed below expectations. Its poor efficiency is characterized by an operational efficiency 25 % below target and a high incidence of reworked components. Thus, the variable flow oil pump production line has not been able to meet its customer needs. Considering Renault Cacia's objective of process optimization and knowing that the origin of these problems is not yet fully characterized, the objective of this dissertation was to identify points for improvement in the range of variable flow oil pumps. Therefore, through flow observation and analysis, this work aims to find optimization and/or improvement situations that might lead to cost reduction and, consequently, increase Renault's operating profit. The analysis was conceived through value stream mapping. From the analysis, several proposals that contributed to the reduction of 3200 pumps in stock emerged and, simultaneously, it was possible to propose the implementation of a pull system. New operating methods were evaluated for the bottleneck process and new standards were built for reworked parts. An analytical model was proposed that defines the frequency of quality control, which can reduce costs associated with this activity without added value. Through the development of a specification, a new sequence of operations was proposed for two articulated robots that reduced the cycle time of operation 70 by 33% for degraded modes. Spreadsheets and a .Net application were created to analyse and, at the same time, animate the daily production of machining processes at BOCV. Finally, discrepancies were identified between customer orders and production orders that have contributed to an increase in the stock of ready-to-ship components. Thus, the potential of the value stream mapping tool in the continuous improvement of industrial processes was verified, and in the identification of muda.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBombas de óleo de caudal variávelpt_PT
dc.subjectValue stream mappingpt_PT
dc.subjectAnálise de fluxospt_PT
dc.subjectStockpt_PT
dc.subjectTrabalho padronizadopt_PT
dc.subjectTakt timept_PT
dc.subjectRenaultpt_PT
dc.titleAnálise de fluxos na linha de bombas de óleo de caudal variávelpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT
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DEM - Dissertações de mestrado

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