Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33090
Title: A leitura e a exploração da paisagem linguística em contexto escolar: uma abordagem multimodal no 1º CEB
Author: Santos, Maria Beatriz Soares Tavares dos
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Paisagem linguística
Diversidade linguística e cultural
Leitura do mundo
Multimodalisdade
1.º CEB
Defense Date: 15-Dec-2021
Abstract: Apresenta-se, neste Relatório de Estágio, uma investigação sobre a pertinência da exploração da paisagem linguística, no contexto escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), numa abordagem multimodal. A paisagem linguística é um campo de estudos em emergência que se ocupa do estudo da linguagem verbal e não-verbal nos espaços públicos urbanos, agregando várias disciplinas, nomeadamente a sociolinguística, a linguística aplicada e a semiótica. Sendo assim, através da sua exploração, pretende-se sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural e contribuir para que sejam leitores mais completos do mundo e cidadãos globais conscientes. Deste modo, concebemos e implementámos um projeto de intervenção pedagógico-didático/ investigação que incluiu seis sessões, numa escola de uma zona rural na periferia da cidade de Aveiro, com um grupo de crianças do 4º ano do 1º CEB. Utilizando o paradigma qualitativo do tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de observações diretas e notas de campo, videogravações, gravações de áudio, trabalhos e produções dos alunos e entrevistas realizadas a um grupo de crianças da turma. A análise dos dados, através da análise de conteúdo e da categorização dos mesmos, demonstrou o contributo valioso da exploração da paisagem linguística para a sensibilização à diversidade linguística e cultural, para uma leitura mais completa do mundo envolvente e para o desenvolvimento de competências transversais como a concentração, o espírito crítico e a curiosidade, sensibilizando os alunos para as temáticas abordadas, tornando-os cidadãos globais mais conscientes. O estudo revelou que, através do conhecimento da paisagem linguística, é possível sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural, estabelecendo diálogo e promovendo a reflexão crítica e consciente logo desde os primeiros anos de escolaridade, numa perspetiva interdisciplinar e multimodal.
In this work, it is presented an investigation on the relevance of exploring the linguistic landscapes in the school context in primary education, through a multimodal approach. Linguistic landscapes are an emerging field of study, which focus on the study of verbal and non-verbal language in urban public spaces, bringing together several disciplines, such as sociolinguistics, applied linguistics and semiotics. Thus, through its exploration, I intend to raise students' awareness of linguistic and cultural diversity and contribute to their becoming more complete readers of the world and conscious global citizens. Therefore, a pedagogical-didactic intervention/ research project was designed and implemented, which included six sessions, in a rural area school on the outskirts of the city of Aveiro, with a group of 4th grade students of primary school. Using the qualitative paradigm of action research type, data were collected through direct observation and field notes, videotapes, audio recordings, student work and productions, and interviews with a group of children from the class. The analysis of the data, through content analysis and categorization of the data, demonstrated the valuable contribution of the exploration of the linguistic landscape in raising awareness of linguistic and cultural diversity, to a more comprehensive reading of the surrounding world, and to the development of soft skills such as concentration, critical thinking and curiosity, while promoting the awareness of the subjects covered, turning students more conscious global citizens. The study revealed that through the knowledge of the linguistic landscape, it is possible to raise students' awareness of linguistic and cultural diversity, to establish dialogue and to promote critical and conscious reflection from the very early years of schooling, in an interdisciplinary and multimodal perspective.
En este informe de prácticas, se presenta una investigación sobre la relevancia de explorar el paisaje lingüístico, en un contexto escolar con una clase de 4º año del 1er Ciclo de Enseñanza Básica, en un enfoque multimodal. El paisaje lingüístico es un campo de estudio emergente que se ocupa del estudio del lenguaje verbal y no verbal en los espacios públicos urbanos, agregando varias disciplinas, a saber, la sociolingüística, la lingüística aplicada y la semiótica. De este modo, a través de su exploración, pretendemos sensibilizar a los alumnos sobre la diversidad lingüística y cultural y contribuir a que se conviertan en lectores del mundo más completos y en ciudadanos globales conscientes. En este sentido, diseñamos e implementamos un proyecto de intervención/investigación pedagógico-didáctico que incluyó seis sesiones, en una escuela de una zona rural de la periferia de la ciudad de Aveiro, con un grupo de alumnos de 4º año del 1er Ciclo de Enseñanza Básica. Utilizando el paradigma cualitativo del tipo investigación-acción, los datos se recogieron mediante observaciones directas y notas de campo, grabaciones de vídeo, grabaciones de audio, trabajos y producciones de los alumnos y entrevistas realizadas a un grupo de niños de la clase. El análisis de los datos, a través del análisis de contenido y la categorización de los mismos, demostró la valiosa contribución de la exploración del paisaje lingüístico a la sensibilización de la diversidad lingüística y cultural, a una lectura más completa del mundo circundante y al desarrollo de habilidades transversales como la concentración, el pensamiento crítico y la curiosidad, sensibilizando a los alumnos sobre los temas tratados, haciéndolos ciudadanos globales más conscientes. El estudio reveló que a través del conocimiento del paisaje lingüístico es posible sensibilizar a los alumnos sobre la diversidad lingüística y cultural, estableciendo el diálogo y promoviendo la reflexión crítica y consciente desde los primeros años de escolarización, en una perspectiva interdisciplinar y multimodal.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33090
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Maria_Santos.pdf5.72 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.