Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33083
Title: O projeto de intervenção do diretor: do discurso político-normativo às práticas discursivas do diretor
Author: Tavares, Adriana de Assis Corrêa
Advisor: Fonseca, Dora
Keywords: Discurso político-normativo
Projetos de intervenção
Práticas discursivas do diretor
Defense Date: 15-Dec-2021
Abstract: A presente dissertação procura problematizar a influência do discurso político - normativo nas construções discursivas dos diretores de agrupamentos de escolas. Assumimos o Projeto de Intervenção, instrumento de gestão elaborado pelos candidatos ao cargo de diretor dos agrupamentos de escolas, como o objeto central de análise do discurso. O normativo que assinala a rutura com a gestão democrática - DL 75/2008, de 22 de abril – constituiu, também, um elemento central de análise. O estudo é de natureza exploratória e tem como objetivo principal: compreender se o discurso presente nos Projetos de Intervenção se aproxima da “gramática gestionária” ou se se aproxima da “gramática democrática”. Privilegiámos a análise de conteúdo como técnica de análise de dados, a partir de categorias definidas, à priori, tendo como referência estudos realizados sobre esta temática. Concluímos que a maioria dos Projetos de Intervenção dos diretores seguem de perto o discurso político-normativo que consideramos, junto dos autores referenciados no quadro teórico, gerencialista.
This dissertation seeks to problematize the impact of political-normative discourse on the discursive constructions of school grouping directors. We assume the Intervention Project, a management instrument elaborated by the candidates for the position of director of school groups, as the central object of discourse analysis. The regulation that marks the break with democratic management - DL 75/2008 of April 22 - was also a central element of analysis. The study is exploratory and has as main objective: to understand whether the discourse present in the Intervention Projects approaches "management grammar" or approaches "democratic grammar". We privilege content analysis as a data analysis technique, based on categories defined a priori, with studies conducted on this theme as reference. We conclude that most of the Directors' Intervention Projects closely follow the nature of the political-normative discourse that we consider, among the authors referenced in the theoretical, managerial framework.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33083
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Adriana_Tavares.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.