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Title: Convivência democrática e cidadania na educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: projetos pedagógicos inspirados na vida das formigas
Author: Bonifácio, Adriana Pereira
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Convivência democrática
Cidadania
Desenvolvimento sustentável
Defense Date: 15-Dec-2021
Abstract: O presente Relatório de Estágio descreve dois projetos desenvolvidos junto de um grupo de Educação Pré-Escolar e de uma turma do 2.º ano de escolaridade, em contexto de estágio no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em pleno século XXI, importa dotar as crianças de pensamento crítico, reflexivo e interventivo para que sejam cidadãos/ãs ativos/as na sua sociedade e também para que possam exercer uma cidadania cada vez mais global e sustentável. Nesse sentido, urge apostar cada vez mais na formação pessoal e social das crianças. É importante partir dos seus interesses e de uma forma dinâmica e sensível trabalhar comportamentos, atitudes e valores positivos. Construir projetos significativos, que as façam começar desde cedo a quererem ser a melhor versão delas mesmas, ajudando o/a próximo/a e o planeta Terra, foi o desafio que abraçámos. Assim, em torno da exploração e estudo da vida numa colónia de formigas, os projetos desenvolvidos (“A Vida das Formigas” e “Formigários”), que se descrevem neste relatório, procuraram ser um contributo para aprendizagens em torno da área de Convivência Democrática e Cidadania. Tendo por base a Metodologia de Projeto, a principal finalidade foi “aprender a tornarmo-nos melhores cidadãos/ãs a partir do estudo do comportamento das formigas”, sendo definidos objetivos como: a) aprender a trabalhar em grupo, de forma cooperada; b) contribuir para a elaboração de regras de grupo; c) reconhecer que as diferenças contribuem para o enriquecimento do grupo; d) desenvolver uma atitude responsável, solidária e de respeito pelo outro e pelo mundo natural. Os projetos seguiram as fases comummente propostas para o trabalho de projeto, a saber, a contextualização e formulação da temática, a planificação e desenvolvimento, a execução, e a divulgação e avaliação. No decurso das atividades, as crianças evidenciaram níveis de bem-estar emocional e implicação elevados, sendo possível afirmar que foram estimuladas aprendizagens de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e valores de cidadania ativa e humanista.
The present internship report describes two projects developed with a group of Early Childhood Education and with a 2nd grade class of 1st Cycle of Basic Education, done in the context of an internship under the Supervised Teaching Practice of the Early Childhood Education and 1st Cycle of Basic Education Master. In the 21st century, it is increasingly necessary to provide new children with critical, reflective and interventionist thinking so that they can become active citizens in their society and, exercise their citizenship increasingly more global and sustainable. Therefore, it is urgent to invest more and more in the personal and social education of children. It is important to start from their interests and dynamically and sensitively work on positive behaviors, attitudes, and values. Building meaningful projects that make them start from an early age wanting to be the best version of themselves, helping others and planet Earth, was the challenge we embraced. Thereby, around the exploration and study of life in an ant colony, the projects developed (“A Vida das Formigas” and “Formigários”), which are described in this report, sought to be a contribution to learning around the area of Coexistence Democracy and Citizenship. Based on the Project Methodology, the main purpose was to “learn how to become better citizens by studying the behavior of ants”, were defined objectives such as: a) learning to work in groups, in a cooperative manner; b) contribute to the elaboration of group rules; c) recognize that differences contribute to the enrichment of the group; d) develop a responsible, supportive and respectful attitude towards others and the natural world. The projects followed the phases commonly proposed for project work, namely, the contextualization and formulation of the theme, planning and development, execution, and dissemination and evaluation. During the activities, the children showed high levels of emotional well-being and high involvement, and it is possible to say that the learning of knowledge, skills, attitudes, and values of active and humanistic citizenship was encouraged.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33075
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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