Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/33008
Título: Objetos de aprendizagem e a sua aplicação na formação para negociação no mercado financeiro
Autor: Carrilho, Daniela Alexandra Ferreira
Orientador: Ramos, Fernando
Palavras-chave: Objetos de aprendizagem
Multimédia
E-learning
Mercado financeiro
Data de Defesa: 21-Jul-2021
Resumo: A educação on-line tem cada vez mais sido uma preferência relativamente a outras modalidades de aprendizagem. Principalmente nesta época de pandemia, o ensino e-learning foi sem dúvida o tipo de ensino adotado de forma a ultrapassar as adversidades sentidas por todos. Este tipo de educação oferece aos seus formandos novas oportunidades à distância, e a utilização de recursos digitais de aprendizagem, nomeadamente os objectos de aprendizagem, que detêm cada vez mais de um papel importante na educação. Esta dissertação apresenta um trabalho de criação de objectos de aprendizagem para treino de competências relevantes no contexto dos mercados financeiros, desenvolvidos em colaboração, e de acordo com as necessidades, da empresa Learning2Trading. Esta investigação tem três focos principais, o primeiro passa por definir o que são objetos de aprendizagem e tentar aprofundar o conceito; o segundo é criar objetos de aprendizagem ligados à área dos mercados financeiros sobre o tema stock split; o terceiro, criar mecanismos de avaliação a serem posteriormente utilizados para autoavaliação por parte dos formandos. Como resultado deste processo, foram concebidos e realizados sete vídeos de animação, cada um dos quais aborda um tópico relevante dentro da temática stock split. Para a definição dos tópicos e das características dos vídeos, foram envolvidos especialistas de mercados financeiros através da realização de um focus group, que colaborou, ainda, na validação dos produtos finais.
Online education has increasingly been preferred over other forms of learning. Especially at this time of pandemic, E-learning teaching was undoubtedly the type of teaching adopted in order to overcome the adversities felt by everyone. This type of education offers its trainees new opportunities at distance, and the use of digital learning resources, namely and learning objects, has an increasingly important role in education. This dissertation presents a work of creating learning objects for training relevant skills in the context of financial markets, developed in collaboration and according to the needs of the Learning2Trading company. This investigation has three main focuses, the first involves defining what learning objects are and trying to deepen the concept; the second is to create learning objects linked to the area of financial markets on the stock split theme; the third is to create assessment mechanisms to be used for self-assessment by trainees. As a result of this process, seven animation videos were designed and produced, each of which addresses a relevant topic within the stock split theme. For the definition of the specifics and characteristics of the videos, they were required from the financial markets through the realization of a focus group, who also collaborated in the validation of the final products.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33008
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Daniela_Carrilho.pdf2.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.