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http://hdl.handle.net/10773/32996
Title: | O design de narrativas tácteis para crianças surdas: um guião para a construção de aplicações para crianças surdas dos 3 aos 6 anos |
Author: | Silva, Ana Miriam Duarte Reis da |
Advisor: | Lopes, Conceição Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco |
Keywords: | Design Crianças surdas Ilustração Interfaces tácteis Bookapp |
Defense Date: | 19-Sep-2018 |
Abstract: | As tecnologias digitais tornaram-se hoje meios facilitadores e de potenciação
da informação e comunicação, encontrando nos dispositivos com ecrãs tácteis
uma realidade que, embora ainda recente, apresenta já um impacto
considerável na sociedade atual.
As crianças estão entre os seus principais adeptos e utilizadores, e, também,
por isso, no centro do debate sobre a sua utilização. Contudo, se grande parte
desta discussão se tem limitado aos problemas relacionados com o seu uso
excessivo (e até aditivo), a verdade é que estes suportes se mostram
especialmente eficientes enquanto interfaces de comunicação para crianças
com algum tipo de dificuldade.
Centrando a investigação nas crianças com necessidades educativas
especiais, cedo se identificou uma escassez de soluções dedicadas a
crianças surdas, sendo esta uma realidade que se estende ao contexto de
sala de aula, onde a grande maioria dos materiais utilizados são
desenvolvidos pelos educadores, que, apesar de fazerem o seu melhor,
apresentam naturais lacunas ao nível de formação específica em design ou
comunicação visual, subaproveitando assim uma oportunidade única de
tornar o seu processo de aprendizagem mais rápido, mais eficaz e mais
recompensador.
Na ausência do sentido da audição, a pedagogia de projecto, que sustenta o
processo de ensino-aprendizagem destas crianças, apela aos outros sentidos
– sobretudo a visão e o tacto – estimulando a experivivência para a aquisição
dos conceitos.
Foi este o contexto favorável que promoveu este trabalho de pesquisa, que,
sustentado na bibliografia consultada e em sessões de observação no terreno,
considerou as tecnologias digitais como uma oportunidade de enorme
potencial na educação de crianças surdas ou com baixa audição.
Assentando a investigação numa base projectual transversal, este trabalho
procura afirmar o papel fundamental que o design assume no desenho destes
produtos – numa abordagem holística e que atende às várias necessidades,
agentes e constrangimentos, e que, face às idiossincrasias destas crianças,
poderão resultar num claro incremento da sua literacia. Digital technologies have now become a means of facilitating and empowering information and communication, having on touch-screen devices a reality that, although still recent, already has a considerable impact in today's society. Children are among their main supporters and users, and therefore also at the center of the debate about their use. However, if much of this discussion has been limited to problems related to its excessive (and even addictive) use, the truth is that these supports are especially effective as communication interfaces for children with some kind of difficulty. Focusing research on children with special educational needs, the early identification of a shortage of solutions for deaf children denoted a reality that extends to the context of the classroom, where the great majority of materials used are developed by educators, who, despite their best, present natural gaps in specific training in design or visual communication, thus underutilizing a unique opportunity to make the learning process faster, more effective and more rewarding. In the absence of the sense of hearing, the pedagogy of the project, which supports the teaching-learning process of these children, appeals to other senses - above all vision and touch - stimulating the "experivience" for the acquisition of concepts. This was the favorable context that promoted this research work, which, based on the bibliography consulted and observation sessions on the ground, considered digital technologies as an opportunity of enormous potential in the education of deaf or low-hearing children. Based on research on a cross-sectional basis, this document seeks to affirm the fundamental role design plays in designing these products - in a holistic approach that addresses the various needs, agents and constraints, and which, given the idiosyncrasies of these children, may result in clear benefits increasing their literacy. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32996 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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