Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32951
Title: As práticas de controlo de gestão das empresas: a realidade de uma amostra de empresas portuguesas
Author: Costa, Mariana Tavares
Advisor: Fernandes, Carla Manuela da Assunção
Keywords: Controlo de gestão
Instrumento de controlo de gestão
Empresas portuguesas
Defense Date: 15-Dec-2021
Abstract: Nas últimas décadas a importância do controlo de gestão nas empresas tem se tornado cada vez mais evidente, sendo esta uma área que permite motivar e avaliar o desempenho de uma empresa com o objetivo de realizar a estratégia definida. Neste contexto com este trabalho pretende-se estudar os determinantes que levam as empresas a investir na implementação de ferramentas de controlo de gestão assim como conhecer a perceção dos gestores relativamente a pertinência e benefício desses sistemas para a gestão da empresa. Assim como perceber a sua empresa interna e a maneira como são divulgados os dados obtidos através destes instrumentos. Para atingir os objetivos propostos, recorreu a recolha de dados através da divulgação de um questionário junto de diversas empresas e posterior análise dos dados recolhidos. Os resultados sugerem que o controlo de gestão é reconhecido pelas empresas em Portugal como uma ferramenta importante e útil pata o crescimento da mesma, verificando que uma grande maioria das empresas utilizam algum instrumento de controlo de gestão. Foi possível também verificar que os instrumentos utilizados pelas empresas e a maneira como estas trabalham os dados obtidos pelos mesmo, depende sobretudo da dimensão e do sector onde a mesma atua.
In last decades, the importance of management control in companies has become increasingly evident, this being an area that allows for the motivation and evaluation of the performance of a company with the objective of carrying out the defined strategy. In this context, this work intends to study the determinants that lead companies to invest in the implementation of management control tools, as well as to know the perception of managers regarding the relevance and benefit of these systems for the management of the company. As well as understanding your internal company and the way in which the data obtained through these instruments are disseminated. To achieve the proposed objectives, it resorted to data collection through the dissemination of a questionnaire to various companies and subsequent analysis of the collected data. The results suggest that management control is recognized by companies in Portugal as an important and useful tool for their growth, verifying that a large majority of companies use some management control instrument. It was also possible to verify that the instruments used by the companies and the way in which they work the data obtained by them, depends above all on the size and sector in which they operate.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32951
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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