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Title: Do som ao ruído: uma abordagem na educação pré-escolar
Author: Pereira, Ema Cristina Marques Vieira da Silva
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Som
Poluição sonora
Educação pré-escolar
Defense Date: 13-Dec-2021
Abstract: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada e aborda o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação com tema central a poluição sonora num grupo de crianças da educação pré-escolar. Cada vez mais a população está exposta ao ruído e, como tal, é importante as crianças serem instruídas a saberem como se podem defender da poluição sonora e quais são os seus efeitos. Neste sentido, definiram-se como objetivos do projeto: i. Conceber, planificar e implementar um projeto sobre o som e a poluição sonora com crianças; ii. Avaliar as potencialidades e limitações do projeto desenvolvido na mobilização de aprendizagens das crianças; iii. Avaliar os efeitos da conceção, planificação e implementação do Projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento pré-profissional da professora estagiária. O projeto de intervenção-investigação englobou várias técnicas de recolha de dados, tais como, inquérito por entrevista e observação direta. Esses dados foram posteriormente tratados através de uma análise descritiva quantitativa. A análise dos dados obtidos a partir do inquérito por entrevista implementado antes e depois do desenvolvimento do projeto de intervenção, das grelhas de monitorização das aprendizagens, implicação e bem-estar das crianças ao longo das atividades e dos registos das observações, aponta para um aumento da consciencialização das crianças em relação ao excesso de ruído e de como evitá-lo.
This internship report is part of the supervised pedagogical practice course unit and addresses the development of an intervention-research project with the central theme of noise pollution in a group of preschool children. The population is increasingly exposed to noise and, as such, it is important for children to be instructed to know how they can defend themselves against noise pollution and what its effects are. In this sense, the project objectives were defined: i. Design, plan and implement a project on sound and noise pollution with children; ii. Assess the potential and limitations of the project developed in mobilizing children's learning; iii. Evaluate the effects of the design, planning and implementation of the intervention-research project on the pre-professional development of the trainee teacher. The intervention-research project encompassed several data collection techniques, such as a questionnaire survey and direct observation. These data were later analysed through a quantitative descriptive analysis. The analysis of the data obtained through the questionnaire survey implemented before and after the implementation of the intervention project, the monitoring grids of children's learning, involvement and well-being throughout the activities and the observation records, points to an increase in awareness of children in relation to excessive noise and how to avoid it.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32908
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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