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http://hdl.handle.net/10773/32898
Title: | A saúde mental e a regulação emocional na adolescência: um estudo no concelho do Nordeste |
Author: | Teves, Raúl Franco Pacheco Medeiros |
Advisor: | Monteiro, Sara Otília Marques Jardim, Manuel Jacinto de Ascensão |
Keywords: | Adolescentes Ansiedade Depressão Bem-estar Regulação emocional |
Defense Date: | 17-Nov-2021 |
Abstract: | A adolescência é um período de transição entre a infância e
a idade adulta, marcada por um aumento do risco no
desenvolvimento de perturbações mentais. O presente
estudo pretende caraterizar a ansiedade, a depressão, o
bem-estar, o mindfulness disposicional e a regulação
emocional, a relação entre si e verificar a influência de
variáveis sociodemográficas. A amostra é constituída por
170 adolescentes que frequentam o ensino regular no
concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel. A recolha foi
realizada na Escola Básica e Secundária do Nordeste, onde
foram aplicadas cinco escalas, o questionário
sociodemográfico, a Escala da Ansiedade, Depressão e
Stress, a Escala de Bem-Estar Psicológico para
Adolescentes, a Medida de Mindfulness para Crianças e
Adolescentes e o Índice de Regulação Emocional para
Crianças e Adolescentes. Os resultados sugerem valores
médios de ansiedade e depressão, médios-elevados de
bem-estar, mindfulness disposicional e regulação
emocional. Enquanto que as raparigas evidenciaram níveis
mais elevados de ansiedade e depressão, os rapazes
apresentaram maior bem-estar e regulação emocional. Os
adolescentes a frequentar um nível de escolaridade mais
elevado e os mais velhos obtiveram níveis mais elevados de
regulação emocional. Estudos futuros são importantes para
perceber um possível impacto da pandemia, a influência da
regulação emocional na ansiedade, na depressão e no bem estar, assim como, para a construção e implementação de programas de intervenção. Adolescence is a period of transition between childhood and the adult age, in which there is an increased risk of mental health problems. The present study aims to characterize the anxiety, depression, wellbeing, dispositional mindfulness and emotion regulation, the relation between these variables and the influence of the sociodemographic variables. The sample includes 170 students that attend the regular education in Nordeste town, in São Miguel Island. The collection took place in Escola Básica e Secundária de Nordeste, where it was applied five different scales, Escala da Ansiedade, Depressão e Stress, Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, Medida de Mindfulness para Crianças e Adolescentes and Índice de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes. The results suggest medium scores of anxiety and depression, medium-high wellbeing, dispositional mindfulness and emotion regulation. Meanwhile the girls evidence higher levels of anxiety and depression, the boys demonstrate higher wellbeing and emotion regulation. The oldest and more qualified adolescents’ have higher levels of emotion regulation. Futures studies are needed to understand the possible impact of the pandemic, the influence of the emotion regulation in the anxiety, depression and wellbeing, as in the construction and implementation of intervention programs. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32898 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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