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Title: A saúde mental e a regulação emocional na adolescência: um estudo no concelho do Nordeste
Author: Teves, Raúl Franco Pacheco Medeiros
Advisor: Monteiro, Sara Otília Marques
Jardim, Manuel Jacinto de Ascensão
Keywords: Adolescentes
Ansiedade
Depressão
Bem-estar
Regulação emocional
Defense Date: 17-Nov-2021
Abstract: A adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, marcada por um aumento do risco no desenvolvimento de perturbações mentais. O presente estudo pretende caraterizar a ansiedade, a depressão, o bem-estar, o mindfulness disposicional e a regulação emocional, a relação entre si e verificar a influência de variáveis sociodemográficas. A amostra é constituída por 170 adolescentes que frequentam o ensino regular no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel. A recolha foi realizada na Escola Básica e Secundária do Nordeste, onde foram aplicadas cinco escalas, o questionário sociodemográfico, a Escala da Ansiedade, Depressão e Stress, a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, a Medida de Mindfulness para Crianças e Adolescentes e o Índice de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes. Os resultados sugerem valores médios de ansiedade e depressão, médios-elevados de bem-estar, mindfulness disposicional e regulação emocional. Enquanto que as raparigas evidenciaram níveis mais elevados de ansiedade e depressão, os rapazes apresentaram maior bem-estar e regulação emocional. Os adolescentes a frequentar um nível de escolaridade mais elevado e os mais velhos obtiveram níveis mais elevados de regulação emocional. Estudos futuros são importantes para perceber um possível impacto da pandemia, a influência da regulação emocional na ansiedade, na depressão e no bem estar, assim como, para a construção e implementação de programas de intervenção.
Adolescence is a period of transition between childhood and the adult age, in which there is an increased risk of mental health problems. The present study aims to characterize the anxiety, depression, wellbeing, dispositional mindfulness and emotion regulation, the relation between these variables and the influence of the sociodemographic variables. The sample includes 170 students that attend the regular education in Nordeste town, in São Miguel Island. The collection took place in Escola Básica e Secundária de Nordeste, where it was applied five different scales, Escala da Ansiedade, Depressão e Stress, Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, Medida de Mindfulness para Crianças e Adolescentes and Índice de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes. The results suggest medium scores of anxiety and depression, medium-high wellbeing, dispositional mindfulness and emotion regulation. Meanwhile the girls evidence higher levels of anxiety and depression, the boys demonstrate higher wellbeing and emotion regulation. The oldest and more qualified adolescents’ have higher levels of emotion regulation. Futures studies are needed to understand the possible impact of the pandemic, the influence of the emotion regulation in the anxiety, depression and wellbeing, as in the construction and implementation of intervention programs.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32898
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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