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Title: Educação para o desenvolvimento sustentável promotora de atitudes/valores: revisão de estudos no ensino básico em Portugal
Author: Gonçalves, Mariana de Almeida
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Educação para o desenvolvimento sustentável
Educação para as atitudes/valores
Ensino básico
Revisão integrativa da investigação em Portugal
Defense Date: 29-Nov-2021
Abstract: Vivemos numa sociedade complexa, onde o desafio da sustentabilidade se torna progressivamente mais urgente. Tomar decisões sustentáveis exige cidadãos/cidadãs, com conhecimentos científicos, capacidades e atitudes/valores, que tenham em consideração o seu papel e efeito num mundo passo a passo mais global. Por estas razões, é fundamental educar os indivíduos para escolhas que tenham em conta as suas atitudes/valores sem prejudicar os/as que os cercam, procurando assegurar a sustentabilidade da vida no planeta, tanto no presente como no futuro. Neste contexto, a escola será um dos locais para se formarem cidadãos/cidadãs capazes de responder de forma informada, consciente, crítica e autónoma aos desafios atuais. Assim, torna-se imprescindível a implementação de estratégias de ensino e aprendizagem orientadas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e para a promoção das Atitudes/Valores. Deste modo, o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de sistematizar o status atual da investigação sobre a EDS promotora de Atitudes/Valores. Definiram-se, ainda, objetivos que passam por retratar a investigação nacional centrada na EDS promotora de Atitudes/Valores e por compilar o conhecimento científico, resultante da investigação nestas áreas, que possibilite uma reflexão sobre as práticas docentes atuais. Para tal, realizou-se uma análise do tipo integrativo a oito investigações, acerca da EDS promotora de Atitudes/Valores, publicadas em Portugal, no período temporal compreendido entre 2011 e 2020. Para efeitos da análise, tiveram-se em consideração as categorias “Contexto das Investigações” e “Orientações Metodológicas das Investigações”, bem como diversas subcategorias. Os resultados obtidos permitem indicar a quase inexistência de investigações sobre a EDS promotora de Atitudes/Valores em todo o território nacional, surgindo somente estudos publicados por quatro instituições do país (Aveiro, Bragança, Lisboa e Viana do Castelo). Porém, os que foram desenvolvidos evidenciam a importância da EDS e da promoção das Atitudes/Valores e possibilitaram a composição de um corpus documental que integra algumas estratégias e recursos didáticos suscetíveis de serem usados em sala de aula. Por conseguinte, assume-se que este estudo pode representar um modesto contributo para a divulgação das vantagens da implementação de uma EDS promotora de Atitudes/Valores na formação integral dos/as alunos/as do Ensino Básico.
We live in a complex society, where the challenge of sustainability becomes progressively more urgent. Making sustainable decisions requires citizens with scientific knowledge, abilities, attitudes and values taking into account their role and effect in a step-by-step more global world. For these reasons, it is essential to educate individuals to make choices that include attitudes and values without harming those around them, seeking to ensure sustainability of life on planet Earth, both in the present and in the future. In this context, the school will be one of the places to form citizens capable of responding in an informed, conscious and autonomous way to current challenges. Thus, it is essential to implement teaching and learning strategies geared towards Education for Sustainable Development (ESD) and for consciousness of Attitudes and Values. Therefore, the present study was developed in order to systematize the current status of research on ESD promoting Attitudes and Values. Objectives were also defined which include, portraying national research centered on EDS promoting Attitudes/Values and compiling scientific knowledge resulting from research in these areas, which allows for a reflection on current teaching practices. To this end, an integrative analysis of eight investigations on the ESD promoting Attitudes and Values, published in Portugal in the period between 2011 and 2020, was carried out. For the purposes of this analysis, the categories considered were “Context of Investigations” and “Methodological Guidelines for Investigations”, as well as several subcategories. The results obtained allow us to indicate the almost non-existence of investigations on ESD promoting Attitudes and Values throughout national territory, with studies only published by four institutions in the country: Aveiro, Bragança, Lisbon and Viana do Castelo. Nonetheless, those that were developed show the importance of ESD and the promotion of Attitudes and Values and enabled the composition of a documental corpus that integrates some teaching strategies and resources that can be used in the classroom context. Consequently, it is assumed that this study can represent a modest contribution to the dissemination of the advantages of implementing an ESD promoting Attitudes and Values in the comprehensive training and education of students in Primary Teaching.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32895
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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