Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32881
Title: Estilos de vida ativos em crianças de 1º CEB: o papel da escola e da família
Author: Duarte, Mariana Caramelo
Advisor: Neves, Rui
Keywords: Educação física
Desenvolvimento motor
Estilos de vida ativos
Influência da família
Influência da escola
Testes de coordenação motora geral
Diários de bordo
Defense Date: 14-Dec-2021
Abstract: O presente relatório decorre do trabalho realizado nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e 1º CEB. Este percurso demonstrou ser fundamental para desenvolver as competências necessárias para me tornar uma melhor professora/educadora. Neste relatório retrata-se o decorrer da prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, enfatizando para além da descrição das vivências da PPS, o estudo empírico de investigação-ação desenvolvido no contexto do 1.º CEB. O seu racional foi centrado nas relações entre o desenvolvimento motor das crianças de 1.º CEB e os seus hábitos de estilos de vida mais ou menos ativos e a influência do contexto familiar e escolar. Desta forma, foram planificadas e levadas a cabo atividades com o objetivo de desenvolver competências a nível do desenvolvimento motor, e a nível de promoção de estilos de vida mais ativos em articulação com o contexto familiar. Este estudo envolveu como grupo de participantes 19 alunos do 2.º ano e as suas respetivas famílias. Teve uma abordagem quali-quântica, na medida em foram realizadas medições e pesagens, testes de avaliação da coordenação (Teste de Transferência Lateral da Bateria de testes KTK e Salto à Corda), foram aplicados dois questionários, sendo que o primeiro incidiu nos hábitos de prática de atividade física, e o segundo nos hábitos de alimentação, sono e lazer. Foi ainda desenvolvido com os alunos um diário de bordo, onde cada um registou as diversas atividades decorridas ao longo do projeto. Os dados recolhidos foram analisados em termos de conteúdo numa base interpretativa e holística, bem como em termos estatísticos. Destaca-se a importância da escola e da família na promoção de estilos de vida mais ativos. Neste sentido, dentro dos resultados deste estudo evidenciou-se que a família e a escola podem influenciar no comportamento das crianças em relação a estilos de vida ativos.
This report stems from the work carried out in the curricular units of the Supervised Pedagogical Practice (SPP) and Educational Guidance Seminar (EGS), in the scope of a Master's degree in ‘Pre-School and the 1st Cycle of Basic Education (1st CBE)’ Teaching. This path proved to be fundamental to develop the necessary skills to become a better teacher/educator. It depicts the course of pedagogical practice in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, emphasizing beyond the description of the SPP experiences, the empirical research-action study developed in the context of the 1st CBE. Its rationale was centred on the relationship between the motor development of children in the 1st CBE and the relative activity of their lifestyle habits, as well as the influence of the family and school contexts. Thus, activities were planned and carried out with the objective of developing skills at the level of motor development, and in the promotion of more active lifestyles in conjunction with the family context. The participants included in this study were 19 2nd-year students and their families. The study had a qualitative-quantitative approach, in that it involved takings weights and measurements, testing to evaluate coordination (Lateral Transfer Test from the battery of KTK Tests and Skipping Rope), and the application of two questionnaires, the first of which focused on physical activity habits, and the second on eating, sleep and leisure habits. A logbook was also developed with the students, where each recorded the various activities that took place throughout the project. The data collected were analysed in terms of content on an interpretative and holistic basis, as well as in statistical terms. The importance of school and family in promoting more active lifestyles is highlighted. In this sense, within the results of this study, it was evidenced that family and school can influence the behaviour of children in relation to active lifestyles.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32881
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Mariana_Duarte.pdf15.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.