Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32747
Title: Aprendizagens ativas no domínio das funções reais com recurso a ferramentas digitais
Author: Dias, Maria Lucília Barros
Advisor: Bastos, Nuno Rafael de Oliveira
Oliveira, Paula
Keywords: Ferramentas digitais
Ensino
Matemática
Funções
Didática
Defense Date: 12-Jul-2021
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo o estudo das funções reais de variável real com recurso a ferramentas digitais. Como professora de Matemática, lecionei no presente ano letivo o 10º ano do Ensino Secundário, o que permitiu aplicar os vários recursos digitais desenvolvidos nesta dissertação como suporte e estímulo para os alunos adquirirem estes conhecimentos de forma mais didática e motivadora. Para atingir os objetivos foi implementada uma sequência didática que utiliza diversos recursos digitais que promovem uma educação de qualidade e um método de ensino diferenciador para os alunos. O Google Classroom foi a plataforma utilizada para centralizar a comunicação entre professor e alunos e vice-versa. Dessa forma, o processo de comunicação tornou-se mais ágil, claro e objetivo. O Desmos foi o software utilizado para fazer a apresentação dos conteúdos programáticos a lecionar, nomeadamente as funções quadráticas, e para a resolução de exercícios interativos de aplicação prática desses conteúdos. Com este recurso os alunos podiam envolver-se mais nas atividades, fazer simulações e obter feedback em tempo real o que lhes permitia chegar à solução dos problemas propostos. Posteriormente, com os recursos digitais Quizizz e Google Forms, foram criados questionários para avaliar as aprendizagens dos alunos. Isto permitiu, quer ao professor quer aos alunos, obter um feedback mais objetivo do impacto do uso da sequência didática implementada. No capítulo 3 desta dissertação apresenta-se um estudo teórico sobre as funções reais de variável real, ilustrado com vários exemplos, como suporte às aplicações desenvolvidas. O projeto foi concretizado na Escola Secundária Alcaides de Faria, Barcelos, com duas turmas do décimo ano do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Toda a atividade foi desenvolvida durante o segundo e terceiro períodos do ano letivo 2020/2021 em contexto de pandemia COVID-19 com as restrições definidas pela DGS, em grande parte na modalidade de ensino à distância. No decorrer da atividade, os alunos mantiveram o entusiasmo e a motivação e, analisando os resultados obtidos, pode concluir-se que a sequência didática implementada teve impacto direto e positivo nas aprendizagens dos alunos.
This dissertation aims to study the real functions of real variable using digital tools. As a Mathematics teacher, I’ve taught in this school year the 10th grade of the secondary school, which allowed me to apply the various digital resources developed in this dissertation as support and stimulus to acquire this knowledge in a more didactic and motivating way. To achieve the objectives, a didactic sequence was implemented that uses several digital resources that promote quality education and a differentiating teaching method for students. Google Classroom was the platform used to centralize communication between teacher and students and vice versa. Thus, the communication process became more agile, clear and objective. Desmos was the software used to present the program contents to be teaching, namely the quadratic functions, as well as for the resolution of interactive exercises of practical application of these contents. With this resource, students could become more involved in the activities, do simulations and get real-time feedback that allowed them to come up with the solution of the proposed problems. Later, with the digital resources Quizizz and Google Forms, questionnaires were created to evaluate students' learning. This allowed both the teacher and the students to obtain more objective feedback on the impact of using the implemented didactic sequence. Chapter 3 of this dissertation presents a theoretical study on the actual functions of real variable, illustrated with several examples, as support for the applications developed. The project was carried out at the Alcaides de Faria Secondary School, Barcelos, with two classes of the tenth year of the Scientific-Humanistic course in Science and Technology. All activity was carried out during the second and third terms of the 2020/2021 school year in the context of a COVID-19 pandemic with the restrictions defined by the DGS, largely in the modality of distance learning. During the activity, the students maintained their enthusiasm and motivation and, analyzing the results obtained, it can be concluded that the didactic sequence implemented had a direct and positive impact on the students' learning.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32747
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Maria_Dias.pdf5.54 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.