Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSardo, Susanapt_PT
dc.contributor.authorCarneiro, Tiago Gonçalvespt_PT
dc.date.accessioned2021-11-17T10:40:22Z-
dc.date.available2021-11-17T10:40:22Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32609-
dc.description.abstractA investigação partilhada entre compositor e performer é objeto de diversos estudos, sendo esta intrinsicamente ligada à construção de repertórios, desenvolvimento técnico instrumental, além da sua importância na música contemporânea. Este trabalho tem como objetivo principal a criação de uma obra para trompa solo a partir de um processo colaborativo entre compositor e performer. A colaboração realizada com o compositor Liduino Pitombeira, demonstra de forma detalhada o processo criativo da obra Centauri, desde sua forma estrutural, poética, timbres utilizados e questões de cunho técnico interpretativo que contribuíram para a sua criação. Propõe-se demonstrar como a partilha, experiências e produção de um novo saber produzido em conjunto durante a investigação, podem influenciar e incorporar-se à performance proporcionando transformação na obra e indivíduos inseridos na pesquisa. De forma a embasar a investigação pretendida, foi elaborada uma revisão de literatura sobre a trompa no Brasil, colaboração compositor-performer, e considerações sobre o levantamento de obras para trompa na música brasileira. As sessões de experimentação entre compositor e performer foram registradas em formato audiovisual, além da utilização cotidiana de um diário de campo, de forma a registrar o desenvolvimento da pesquisa. Para além da criação da composição e performance da obra Centauri, ao longo do processo debruçou-se sobre a preparação da performance, exercícios utilizados na preparação técnicas e modificações surgidas ao longo da criação. A aplicação da investigação partilhada aqui apresentada pretende contribuir para a fomentação de novas obras e busca incentivar novos trabalhos colaborativos entre compositores e performers. E procura mostrar, também, que a aplicação destas práticas pode, em alguns casos, estar limitada por um processo histórico que coloca no compositor o ônus da obra e da sua autoria, baseado numa lógica de separação entre compositor e intérprete.pt_PT
dc.description.abstractResearches looking to understand the process shared between composer and performer is object of several studies. A collaboration like that is intrinsically linked to the construction of repertoires, technical development and is especially important in contemporary music. This work aims to investigate the creation of a solo horn piece composed from a collaborative process between composer and performer. The collaboration carried out with the composer Liduino Pitombeira, demonstrates in detail the creative process of the work Centauri, from its structural form, poetics, timbres and technical interpretative issues that contributed to its creation. It is proposed to demonstrate with this process, how the sharing, experiences and production of new knowledge shaped together during the investigation, can influence and also be incorporated into the performance itself, providing a transformation in the work and in the individuals included in the research. In order to support the intended investigation, a literature review on the horn in Brazil, a composer-performer collaboration, and considerations on the entire survey of works for the horn in brazilian music were elaborated. The experimentation sessions between composer and performer were recorded in audiovisual format, in addition to the daily use of a field diary, in order to record the development of the research. In addition to creating the composition and performance of the work Centauri, throughout the process he focused on the preparation of the performance, exercises used in the technical preparation and modifications that emerged during the creation. The shared research presented here intends to contribute to the fomentation of new works and seeks inventive new collaborative works between composers and performers. And it also seeks to show that the application of these practices may, in some cases, be limited by a historical process that places the burden of the work and its authorship on the composer, based on a logic of separation between composer and performer.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrompa solopt_PT
dc.subjectMúsica brasileirapt_PT
dc.subjectColaboração compositor-performerpt_PT
dc.subjectTécnicas estendidas para trompapt_PT
dc.titleMúsica brasileira para trompa solo: os limites da prática de investigação partilhada entre compositor e performerpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Tiago_Carneiro.pdf4.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.