Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32553
Title: | Visualização aumentada da navegabilidade na Ria de Aveiro |
Author: | Carvalho, Diogo Miguel Ferreira |
Advisor: | Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da |
Keywords: | Ria de Aveiro Limitação visual situacional Sistema de navegação marítima Realidade aumentada GPS RA User eXperience UX |
Defense Date: | 20-Jul-2021 |
Abstract: | A Ria de Aveiro é utilizada por inúmeros navegadores para diversas
finalidades tais como o turismo, a pesca e a cultura. Navegar no mar ou num
rio exige uma maior atenção e interpretação dos eventuais perigos iminentes
comparativamente à condução de um carro. No caso concreto da Ria de
Aveiro, a falta de boias de sinalização - responsáveis por indicar a zona
navegável dos canais - e a variação da altura da maré fazem parte dos
principais desafios para quem navega neste plano de água. Para além disso,
as aplicações móveis atualmente disponíveis no mercado que utilizam
cartografias, não mapeiam adequadamente, quer ao nível dos contornos dos
canais, quer no que diz respeito à respetiva batimetria, imensas zonas da Ria
de Aveiro que têm um potencial de navegação (em determinadas condições de
maré) fantástico.
Acresce a esta problemática o facto de que, quando são utilizados dispositivos
móveis (tal como se pretende no projeto de investigação ao qual este
mestrado está associado), estes geralmente não têm ecrãs com brilho e
contraste suficiente para a utilização de mapas em ambientes exteriores e
marítimos influenciados pela luz solar. O estudo em torno do fenómeno
Situational Visual Impairments (SVI), por um lado, analisa a forma como a
interação com um produto pode ser afetada pelo cenário/ambiente de uso e,
por outro lado, pretende promover o design das interfaces de forma apropriada
ao ambiente de utilização do website.
O presente estudo, pretende colmatar as lacunas referidas através do
desenvolvimento de uma solução tecnológica de apoio à navegação segura
em águas interiores influenciadas pela variação das condições de maré. Neste
contexto, os trajetos que os utilizadores podem fazer são, aquando da sua
simulação, aumentados com uma escala cromática que identifica as respetivas
condições de navegabilidade. Para além disso, deu-se outro passo a este
nível, com a inclusão de limitadores e boias virtuais que permitem identificar os
limites navegáveis de cada canal da ria.
De forma a maximizar o acesso, em ambientes marítimos, à informação
disponibilizada pelo website responsivo desenvolvido realizaram-se Guerrilla
Tests, no sentido de melhorar a experiência dos navegadores da Ria de
Aveiro. Ria de Aveiro has different purposes for countless navigators, such as tourism, fishing and culture. Sailing on the sea or the river requires greater attention and interpretation due to the imminent dangers that arise when compared to driving a car. The lack of signal buoys - responsible for indicating the navigable area of the channel - and the variance of tidal height in certain places of the Ria de Aveiro are part of the main challenges for those navigating on the ria. Furthermore, the mobile applications using cartographies currently available on the market, do not map appropriately, either in terms of channel contours or concerning the extensive areas of the ria with great navigation potential (under certain tidal conditions). In addition to this problem, when visualizing outdoor maps and maritime environments in mobile devices (a requirement of the research project to which this Master’s degree is associated) without adequate brightness and contrast - influenced by sunlight –, difficulties arise and impair reading and access to essential information for navigation. The study around the phenomenon of Situational Visual Impairments (SVI), on one hand, analyses how the interaction with a product can be affected by the scenario/environment of use and, on the other hand, intends to promote the design of appropriate contents for the website's context of use. Aiming to fill these gaps, this study developed a technological solution to support safer navigation in inland waters influenced by the variation of tidal conditions. The sailable routes are augmented with a colour scale that clarifies the navigability conditions, and limiters were included to aid the identification of the navigable limits of each channel of the Ria. Moreover, to enhance the access to the application’s information in maritime environments, Guerrilla tests were carried out to improve the experience of the Ria de Aveiro’s navigators through the responsive website developed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32553 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Diogo_Carvalho.pdf | 70.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.