Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32524
Title: Análise do curso “Caminhos do Cuidado”: mudança das práticas de cuidado e capacitação
Other Titles: Analysis of the “Paths of Care” course: changing care and enabling practices
Author: Ruas, Ester Cristina Machado
Almeida, Ana Margarida Pisco
Santos, Paula
Keywords: Redução de danos
Cuidado
Comunicação
Educação permanente
Drogas
Issue Date: Jul-2020
Publisher: UA Editora
Abstract: Os problemas trazidos pelo consumo de drogas têm levado o Brasil a desenvolver diferentes políticas de redução de danos, entre elas o curso de promoção em saúde “Caminhos do Cuidado”. Este curso pressupõe a articulação entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem protagonizado essa formação, as Escolas de Saúde Pública e as Escolas Técnicas (ETSUS). A meta é oferecer formação a 290.197 Agentes Comunitários de Saúde do país e um Auxiliar/Técnico de Enfermagem por equipa de saúde da família. A abordagem do curso não se restringiu à ação baseada na prática biomédica da doença, a lógica apontava para o reconhecimento dos saberes que os profissionais produzem no seu fazer quotidiano. O objetivo dessa pesquisa social, foi analisar a mudança das práticas do cuidado promovida pelo curso na relação do profissional de saúde com o toxicodependente. Foram realizadas entrevistas com 34 diretores das ETSUS e, o seu conteúdo analisado nas categorias “motivação”, “capacidade” e “gatilho”. Os resultados sugerem que o curso funcionou como “gatilho” na capacitação dos profissionais da atenção básica do SUS na mudança de suas práticas no cuidado ao toxicodependente até então utilizadas. O curso foi incorporado nas matrizes curriculares de algumas Escolas Técnicas, enquanto outras estenderam a abordagem a outras categorias dos profissionais de saúde. A pesquisa sugere ainda um contributo para a organização de propostas que visem dar resposta a desafios análogos.
The problems brought about by drug abuse have led Brazil to develop different policies to reduce the harms, including the health promotion course “Paths of Care” [“Caminhos do Cuidado”]. This course presupposes the articulation between the institutions of the Unified Health System (SUS), which has been leading this training, the Public Health Schools and the Technical Schools (ETSUS). The goal is to offer training to 290,197 Community Health Agents in the country and one Nursing Auxiliary/Technician per family health team. The approach in the course was not restricted to action based on the biomedical practice of the disease, the rationale was to recognize the knowledge that professionals produce in their daily life. The objective of this social research was to analyze the change in care practices promoted by the course in the relationship between the health professional and the drug addict. Interviews were conducted with 34 ETSUS directors and their content analyzed in the categories: “motivation”, “capacity” and “trigger”. The results suggest that the course worked as a “trigger” in the training of SUS primary care professionals regarding the change of their practices in the care of the addicted person. The course was incorporated into the curriculum matrix of some Technical Schools, while others extended the approach to other categories of health care professionals. The research also suggests a contribution to the organization of programs addressing similar challenges.
Les problèmes engendrés par la consommation de drogues ont amené le Brésil à développer différentes politiques pour réduire les dommages, notamment le cours de promotion de la santé «Chemins de soins» [«Caminhos do Cuidado»]. Ce cours présuppose l’articulation entre les institutions du Système de Santé Unifié (SUS), qui a dirigé cette formation, les Écoles de Santé Publique et les Écoles Techniques (ETSUS). L’objectif est d’offrir une formation à 290 197 Agents de Santé Communautaire du pays, et un Infirmier Auxiliaire/Technicien par équipe de Santé Familiale. L’approche du cours ne se limite pas à une action basée sur la pratique biomédicale de la maladie, elle se fonde sur la reconnaissance des compétences que les professionnels produisent dans leur vie quotidienne. L’objectif de cette recherche sociale était d’analyser le changement des pratiques de soins promu par le cours dans la relation entre le professionnel de santé et le toxicomane. Des entretiens ont été menés avec 34 directeurs de l’ETSUS et leur contenu a été analysé dans les catégories «motivation», «capacité» et «déclenchement». Les résultats suggèrent que le cours a fonctionné comme un «déclencheur» dans la formation des professionnels de soins primaires de l’ETSUS, concernant le changement de leurs pratiques de soins à la personne toxicomane. Le cours a été intégré dans la matrice du programme de quelques Écoles Techniques, tandis que d’autres ont étendu l’approche à d’autres catégories de professionnels de la santé. La recherche suggère également une contribution à l’organisation de programmes visant à relever des défis similaires.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32524
DOI: 10.34624/id.v12i3.20067
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20067
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20067-Textos Originais-39453-2-10-20200730.pdf602.33 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.