Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32454
Title: A “hora do conto” no contexto de educação de infância: práticas de promoção de competências pré-leitoras
Author: Loura, Cristiana Ribeiro da
Advisor: Fonseca, Dora
Keywords: Hora do conto
Competências pré leitoras
Educação
Defense Date: 26-Feb-2021
Abstract: O relatório intitulado “A “Hora do Conto” no contexto de Educação de Infância: práticas de promoção de competências pré leitoras” procura responder à questão: Como a exploração de histórias/contos, em contexto pré-escolar, pode promover o desenvolvimento de competências pré leitoras? Procurámos com o nosso trabalho compreender a temática do ponto de vista teórico, mas, também, do ponto de vista do discurso político e normativo (ao nível do currículo) e de como é percecionada pelos profissionais de educação, em especial por aqueles que desenvolvem a sua ação no contexto educativo onde realizámos a nossa prática pedagógica. Procurámos, ainda, concretizar, na prática, algumas estratégias de ação, em especial, através das tecnologias de comunicação tendo em conta as limitações impostas nos contextos educativos por conta da pandemia. Tendo em conta os objetivos delineados, apresentamos as conclusões do estudo exploratório fazendo a análise dos dados dos inquéritos por questionário. Por fim, apresentamos neste relatório o registo da nossa estratégia de ação desenvolvida em contexto especial, através da plataforma Google Meets.
The report entitled “The “Hora do Conto” in the context of Childhood Education: practices to promote pre-reading skills” seeks to answer the question: How the exploration of stories/tales, in a pre-school context, can promote the development of skills pre-readers? With our work we tried to understand the theme from a theoretical point of view, but also from the point of view of political and normative discourse (at the level of the curriculum) and how it is perceived by education professionals, especially by those who develop the subject as its action in the educational context where we carried out our pedagogical practice. We also tried to implement, in practice, some action strategies, in particular through communication technologies taking into account the limitations imposed in educational contexts due to the pandemic. Taking into account the objectives outlined, we present the conclusions of the exploratory study, analyzing the survey data by questionnaire. Finally, we present in this report the record of our action strategy developed in a special context, through the Google Meets platform.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32454
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Cristiana_Loura.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.