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http://hdl.handle.net/10773/32451
Title: | Sensibilização à diversidade linguística e desenvolvimento da linguagem na educação pré-escolar |
Author: | Nunes, Ana Isabel Pereira |
Advisor: | Martins, Filomena Rosinda de Oliveira |
Keywords: | Sensibilização à diversidade linguística Desenvolvimento da linguagem Literacia emergente Abordagens plurais Educação pré-escolar |
Defense Date: | 19-Feb-2021 |
Abstract: | As sociedades atuais encontram-se em transformação, caracterizando-se pela crescente diversidade linguística e cultural, devido ao fenómeno da globalização que trouxe um maior contacto entre as pessoas e as suas culturas, mas que veio evidenciar as diferenças e a diversidade existente no mundo. Perante este cenário, importa que sejamos capazes de conhecer, respeitar e valorizar as diferenças, sendo urgente educar as crianças, desde os primeiros anos de vida, para esta realidade, no sentido de formar cidadãos globalmente competentes para a vivência em sociedade.
O presente relatório de estágio teve como principal objetivo compreender de que forma podemos sensibilizar as crianças em contexto de educação de infância para a diversidade linguística e cultural e de que modo esta abordagem plural das línguas e culturas contribui para o desenvolvimento da linguagem.
De forma a dar resposta aos objetivos estipulados, desenvolveu-se um projeto de intervenção pedagógica “O baú dos sons”, com crianças em contexto de jardim de infância de um Agrupamento do distrito de Aveiro. Foram abordados conteúdos ao nível do conhecimento do mundo, desenvolvimento da linguagem oral e literacia emergente.
Utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, de tipo investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados foram a observação (notas de campo), a fotografia (das atividades e trabalhos das crianças), o inquérito por questionário (à educadora cooperante) e a narrativa (registos escritos reflexivos sobre as intervenções).
Os efeitos da pandemia Covid-19 surgiram no decorrer deste estudo, afetando o seu desenvolvimento, obrigando a passar de um ensino presencial para um ensino a distância, o que provocou algumas limitações e dificuldades em implementar o projeto na sua globalidade, na recolha e análise de dados e na obtenção de resultados. Apesar da impossibilidade de concretizar o projeto como inicialmente previsto, a análise de dados permite concluir que a abordagem da sensibilização à diversidade linguística promove o desenvolvimento da linguagem oral e a literacia emergente, e o desenvolvimento de atitudes de abertura e valorização da diferença. No entanto, os dados são inconclusivos na medida em que apenas observámos estas aprendizagens em duas ou três crianças do estudo. Due to the phenomenon of globalization that brought greater contact between people and their cultures, today's societies are in transformation characterized by the growing linguistic and cultural diversity, although they have also highlighted the differences and diversity that exist in the world. In view of this scenario, it is important that we are able to know, respect and value differences and it is urgent to educate children, from the first years of life, to this reality, in order to form globally competent citizens to live in society. The purpose of this internship report was to understand how we can raise awareness among children in the context of early childhood education about linguistic and cultural diversity and how this pluralistic approach to languages and cultures contributes to language development. In order to respond to the stipulated objectives, a pedagogical intervention project “O baú dos sons” was developed, with children in the context of a kindergarten in the Aveiro district. Content at the level of world knowledge, oral language development and emerging literacy were addressed. A qualitative research-action methodology was used, and the methods and instruments for data collection were observation (field notes), photography (of the children's activities and work), the questionnaire survey (of the cooperating educator) and the narrative (written reflective records on the interventions). The effects of the Covid-19 pandemic, which emerged in the course of this study, affected its development, forcing it to move from classroom teaching to distance learning, causing some limitations and difficulties in implementing the project as a whole, in the collection and analysis of data and in obtaining results. Despite the impossibility of carrying out the project as initially envisaged, data analysis allows us to conclude that the approach to sensitization to linguistic diversity promotes the development of oral language and emerging literacy, and the development of attitudes of openness and appreciation of difference. However, the data are inconclusive as we only observed this learning in two or three children in the study. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32451 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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