Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32448
Title: A interdisciplinaridade no 1º Ciclo do Ensino Básico: tarefas de educação física com matemática
Author: Oliveira, Mariana Bonito
Advisor: Neto, Maria Teresa Bixirão
Keywords: Interdisciplinaridade
1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação física
Matemática
Defense Date: 25-Feb-2021
Abstract: Estudos epidemiológicos atuais têm identificado um aumento da prevalência da inatividade física entre crianças e adolescentes. Neste sentido, cabe às instituições escolares e aos professores – sobretudo de Educação Física (EF) – enaltecer a importância de adotar estilos de vida ativos e saudáveis desde a infância. Pois, quanto mais frequente for a prática de Atividade Física (AF) nesta fase, maior a probabilidade de se tornarem adultos ativos. Mas os benefícios da prática regular de AF podem ir além dos alusivos à saúde humana. Vários autores defendem que existem evidências de uma associação entre a AF e a melhoria física, mental e cognitiva dos alunos. A EF pode, então, ser encarada como um meio de aprendizagem de duas ou mais áreas disciplinares. Neste caso da Matemática, cuja importância é indiscutível ao nível da formação de estudantes e de cidadãos. De acordo com o currículo português, o processo de ensino e aprendizagem inerente a esta área curricular deve ter por base trabalho autónomo, colaborativo e de caráter interdisciplinar. Nesta linha de pensamento, os professores devem contribuir para que os alunos compreendam a importância da Matemática e da EF, bem como as inúmeras ligações entre si e/ou com as restantes áreas disciplinares. Esta interligação permite uma nova perspetiva dos conteúdos e favorece o desenvolvimento de diversas competências que lhes possibilitam a capacidade de enfrentar as exigências do mundo atual. Assim, surge o presente estudo que visa impulsionar a preponderância que a EF e a Matemática acarretam na formação dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), sob uma abordagem interdisciplinar. Pretendendo-se dar resposta à questão de investigação: Qual o contributo da implementação de tarefas envolvendo a Matemática e a EF na aprendizagem de alunos do 2.º ano do 1.º CEB? A investigação de natureza qualitativa e com uma tipologia de estudo de caso foi desenvolvida ao longo do 2.º semestre da Prática Pedagógica Supervisionada. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados o Diário do Investigador, as fichas de registo dos alunos e os registos audiovisuais. Para a análise dos dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Através da análise e discussão dos resultados constatou-se que as experiências proporcionadas foram estimulantes e desafiadoras para os alunos envolvidos. Observaram-se aprendizagens no que concerne ao conteúdo matemático em causa (números racionais não negativos na forma de fração) e aos blocos inerentes à EF (Perícia e Manipulação e Deslocamentos e Equilíbrios). Registaram-se, ainda, diversos momentos de autonomia, de entreajuda, de responsabilidade e de cooperação. Deste modo, as tarefas implementadas contribuíram para a aprendizagem dos alunos do 2.º ano do 1.º CEB, ao nível de ambas as áreas disciplinares, pelo que se afiguram um modesto contributo para a promoção de práticas educativas interdisciplinares.
Current epidemiologic studies have identified an increase in the prevalence of physical inactivity in children and teenagers. Therefore, it is the responsibility of schools and teachers, mainly Physical Education (PE) teachers, to convey the importance of adopting active and healthy lifestyles. Since the more frequent the practice of Physical Activity (PA) at this stage, the higher the probability of becoming active adults. However, the benefits of the regular practice of PA go beyond those concerning human health. Several authors argue that there is a clear link between PA and students physical, mental, and cognitive betterment. Thus, PE may be considered a learning tool for two or more subject areas, especially in Mathematics, whose importance is undeniable for students and citizens education. According to the portuguese curriculum, the learning and teaching process of this curricular area must be based on autonomous, cooperative, and interdisciplinary work. Hence, teachers should ensure students grasp, not only Mathematics and PE importance but also their countless connections together and/or with other academic fields. These interconnections allow for a new perception of the curriculum and benefit the development of a variety of skills that will enable students to better face modern world challenges. Consequently, this study aims to propel the role of Mathematics and PE in an interdisciplinary approach in the 1st Cycle of Basic Education (CBE). It was intended to respond to the investigation question: What is the contribution of the implementation of tasks involving Mathematics and PE in the learning of 2nd year students of the 1st CBE? The qualitative research with a case study typology was developed through the second semester of the Supervised Pedagogical Practice. Research journals, students' record sheets, and audiovisual records were used as data collection tools. The content analysis technique was applied to the data. From the analysis and discussion of the results, it was found that the experiences provided were stimulating and challenging to the students involved. Knowledge acquisition was observed regarding the concerning mathematic contents (non-negative rational numbers fractions) and PE blocks (physical expertise and manipulation, mobility, and balance). There were also several moments of autonomy, mutual help, responsibility, and cooperation. On this basis, the tasks implemented under an interdisciplinary methodology, had a relevant role in second-grade students learning, in both subject areas, thus appearing to be a humble contribution to the development of interdisciplinary educational approaches.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32448
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Mariana_Oliveira.pdf4.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.