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http://hdl.handle.net/10773/32443
Title: | Marketing Verde: comparando o consumo de produtos ecológicos nas gerações X e Y |
Author: | Magalhães, Carla Paço, Arminda Alonso, Hugo Oliveira, Marta |
Keywords: | Marketing verde Produtos ecológicos Estímulos de marketing Geração X Geração Y |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este estudo analisa a influência de
determinados estímulos de marketing
(propaganda, informação veiculada e preço)
no consumo de produtos ecológicos, comparando o comportamento dos
consumidores portugueses das gerações X e Y.
Através de uma pesquisa quantitativa, crosssectional, com base num questionário online,
cujos resultados foram analisados com recurso
ao software SPSS Statistics 25, concluímos que
existem algumas semelhanças entre ambas as
gerações, como a capacidade de identificação
dos produtos ecológicos e a predisposição para
a sua compra, o impacto positivo das
campanhas de comunicação com apelo
emocional e a perceção da importância dos
rótulos dos produtos ecológicos. A variável que
mais distingue o comportamento de ambas as
gerações é o preço, pois a geração Y está mais
predisposta a pagar um valor superior por um
produto ecológico. Esta investigação contribui
para a literatura sobre o comportamento do
consumidor, especialmente no âmbito da
variável “geração”, aplicado ao contexto do
consumo de produtos ecológicos. Também
ajuda as empresas a posicionarem-se melhor
na relação com os consumidores de ambas as
gerações analisadas. A definição de estratégias
de targeting mais acuradas relativamente à
promoção, preço e decisão de compra pode
então tomar como ponto de partida os
resultados deste estudo. This study analyzes the influence of certain marketing stimuli (advertising, information conveyed and price) on the consumption of ecological products, comparing the behavior of Portuguese consumers of generations X and Y. Through a quantitative, cross-sectional research, based on an online questionnaire, whose results were analyzed using the SPSS Statistics 25 software, we concluded that there are some similarities between both generations, such as the ability to identify ecological products and the predisposition for their purchase, the positive impact of communication campaigns with emotional appeal and the perception of the importance of the labels of ecological products. The variable that most distinguishes the behavior of both generations is price, since generation Y is more likely to pay a higher price for an ecological product. This investigation contributes to the literature on consumer behavior, especially within the scope of the “generation” variable, applied to the context of consumption of ecological products. It also helps companies to better position themselves in the relationship with consumers of both generations analyzed. The definition of more accurate targeting strategies in relation to promotion, price and purchase decision can then take as a starting point the results of this study. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32443 |
DOI: | 10.51359/2526-7884.2021.250619 |
Appears in Collections: | CIDMA - Artigos SCG - Artigos |
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