Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGouvêa, Pedro Yan Ozório dept_PT
dc.contributor.authorAssis, Mírian Quintãopt_PT
dc.contributor.authorAssis, Pâmella Leite Sousapt_PT
dc.contributor.authorMeireles, André Araújo dept_PT
dc.contributor.authorSilva, Abdy Augustopt_PT
dc.contributor.authorAbrantes, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorLopes, Betinapt_PT
dc.date.accessioned2021-10-13T17:12:40Z-
dc.date.available2021-10-13T17:12:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.isbn978-65-5706-604-1pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32369-
dc.description.abstractA elaboração de mapas de conceitos tem diversas aplicações no âmbito do ensino de Biologia. Neste estudo, após um breve enquadramento teórico, são apresentados cinco mapas de conceitos: (i) “Evolução biológica” (ii) “Membrana plasmática e obtenção de matéria”, (iii) “Universalidade e variabilidade da molécula de DNA”, (iv) “Reprodução sexuada” e (v) “Hormonas vegetais”. Estes mapas foram elaborados no âmbito da unidade curricular Didática da Biologia II, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra no ano letivo 2018-2019. Ao longo da unidade curricular, os estudantes, oriundos do Brasil no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI), selecionaram temas do ensino de Biologia, planearam, desenvolveram e construíram os respetivos recursos didáticos, incluindo mapas de conceitos. A realização deste trabalho permitiu estabelecer pontes entre os currículos do ensino de Biologia a nível préuniversitário entre Portugal e o Brasil e aprofundar conhecimentos de modo a constituírem uma base científica sólida e atualizada.pt_PT
dc.description.abstractThe elaboration of conceptual maps has several applications in the field of Biology teaching. In this study, after a brief theoretical framework, five conceptual maps are presented: (i) “Biological evolution” (ii) “Plasma membrane and obtaining matter”, (iii) “Universality and variability of the DNA molecule”, (iv ) “Sexual reproduction” and (v) “Plant hormones”. These maps were elaborated in the scope of the curricular unit Didactics of Biology II, of the Master Course in Biology and Geology Teaching in the 3rd cycle of Basic and in Secondary Education at the University of Coimbra in the academic year 2018-2019. Throughout the course, students, from Brazil under the International Degree Program (PLI), selected topics in Biology education, planned, developed and built their didactic resources, including conceptual maps. The accomplishment of this work allowed to establish bridges between the curricula of Biology teaching at pre-university level between Portugal and Brazil and to deepen knowledge in order to constitute a solid and updated scientific base.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAtena Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMapa de Conceitospt_PT
dc.subjectEnsino de Biologiapt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectModelos de Aprendizagempt_PT
dc.subjectPrograma de Licenciaturas Internacionais (PLI)pt_PT
dc.titleEnsinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitospt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage11pt_PT
degois.publication.lastPage22pt_PT
degois.publication.locationPonte Grossapt_PT
degois.publication.titleEducação e a apropriação e reconstrução de conhecimento científico 4pt_PT
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.9902024112pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mapa Conceits-Brasil_Coimbra.pdf6.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.