Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Diana R.pt_PT
dc.contributor.authorAbrantes, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorCallapez, Pedro M.pt_PT
dc.contributor.authorLopes, Betinapt_PT
dc.date.accessioned2021-10-13T16:01:07Z-
dc.date.available2021-10-13T16:01:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32368-
dc.description.abstractA Educação em Ciências é fundamental para responder e minimizar desafios globais e locais do presente e do futuro. Por isso, é necessário assegurar uma formação de qualidade dos professores de Biologia/Geologia, em Portugal e no Mundo. Neste capítulo apresentam-se os resultados e as conclusões da análise documental feita a 39 relatórios de estágio pedagógico de (futuros) professores de Biologia/Geologia produzidos entre 2009 e 2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra. Estes relatórios podem ser considerados como um espaço de formação central no desenvolvimento profissional de um professor. Assim, numa perspetiva global do trabalho realizado pela Universidade de Coimbra na área da formação dos professores de Biologia/Geologia, ao longo de uma década, a análise de conteúdo foi determinante para a identificação de fatores que definem a escola de pensamento/identidade curricular da mesma. Esta análise foi baseada em três dimensões: 1) Área(s) de saber sustentador(es) (título e palavras-chave); 2) Estratégias e abordagens de ensino das ciências (resumo, metodologia e objetivos) e 3) Desenvolvimento profissional (resumo e conclusões). Os resultados demonstram que, na Universidade de Coimbra, a formação dos estudantes se destaca pela exemplar preparação ao nível do saber específico (dimensão 1); ainda existe uma reduzida utilização do relatório “V de Gowin” durante o estágio, apesar do forte investimento nesta estratégia ao nível das unidades curriculares do mestrado (dimensão 2). Verificou-se igualmente grande importância atribuída ao estágio pedagógico pelos estudantes para a iniciação do seu processo de desenvolvimento na prática docente (dimensão 3). Partindo da problematização dos resultados emergentes, são apresentadas interrogações específicas no âmbito da Educação em Ciências, nomeadamente sobre a relação estreita entre a formação inicial de professores e a necessidade de diversificar e comunicar ciência. Procura-se, desta forma, contribuir para transformar o Mundo através do ensino das Ciências Naturais, numa sociedade de justiça e igualdade, em que ninguém fica para trás.pt_PT
dc.description.abstractScience Education is essential to answer and minimize global and local challenges of the present and future. Therefore, it is necessary to ensure a quality training for Biology and Geology teachers, both in Portugal and worldwide. This chapter presents the results and conclusions of a documental analysis made to 39 pedagogical internship reports produced between 2009 and 2019, by (upcoming) teachers of Biology and Geology, within the scope of the Master in “Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education” of the University of Coimbra. These reports can be considered as a central training space in the professional development of a teacher. Thus, from a global perspective of the work developed by the University of Coimbra in the area of training future teachers of Biology and Geology, over a decade, the content analysis was decisive for the identification of factors that define the school of thought and the curricular identity. This analysis was based on three dimensions: 1) Area(s) of sustaining knowledge(s) (title and keywords); 2) Science teaching strategies and approaches (summary, methodology and objectives), and 3) Professional development (abstract and conclusions). The results revealed that the student’s formation at the University of Coimbra stands out for its exemplary preparation at the level of specific knowledge (dimension 1); there is still little use of the “Gowin’s V” report during the internship, despite the strong investment in this strategy in terms of the master's curricular units (dimension 2). There was also a great importance attributed to the pedagogical internship by the students, as a way to begin their development process in teaching practice (dimension 3). Starting from the problematizations of the emerging results, specific questions are presented in the scope of Science Education, namely about the close relationship between the initial training of teachers and the need to diversify and communicate science. By this way, we seek to contribute to transform the world through the teaching of Natural Sciences, in a society of justice and equality where no one is left behind.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCITEUCpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBiologia e Geologiapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_PT
dc.subjectEstágio pedagógico e relatóriopt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectFormação profissionalizantept_PT
dc.titleDe trás para a frente: um retrato da Universidade de Coimbra na formação de professores de Biologia & Geologiapt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage349pt_PT
degois.publication.lastPage372pt_PT
degois.publication.locationCoimbrapt_PT
degois.publication.titleUma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomespt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro
DEP - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40 - Diana Soares et al. Revisto Gina, PC, IA MAQ.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.