Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32347
Title: | Ensinar química numa perspectiva CTS: utilização de combustíveis em automóveis: um tema para o 11º ano de escolaridade |
Author: | Gaspar, Maria Luísa Carvalho |
Advisor: | Martins, Isabel P. |
Keywords: | Ensino secundário Ensino da química |
Defense Date: | 2001 |
Abstract: | O Ensino Secundário, como ciclo de estudos pós-obrigatório, tem um papel importante na formação dos jovens e na construção das sociedades futuras. Dado que constitui uma etapa intermédia entre a escolaridade obrigatória e a vida activa ou o prosseguimento de estudos superiores, as aprendizagens proporcionadas assumem uma particular relevância. De facto, este ciclo de estudos deve desenvolver nos jovens capacidades e atitudes que lhes permitam acompanhar e compreender o desenvolvimento social, científico e tecnológico e tomar decisões fundamentadas sobre assuntos relevantes para a sociedade. Nesta perspectiva, o ensino formal da Química, no Ensino Secundário, deve proporcionar conhecimentos que permitam estabelecer relações entre a Química, as suas aplicações, o desenvolvimento tecnológico e as implicações sociais. Também é importante despertar o interesse dos alunos pelo prosseguimento de estudos em áreas de Ciências e, em particular, na área da Química, pelo que é indispensável proporcionar bases de conhecimentos para tal.
A orientação CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no ensino da Química é considerada uma via para alcançar tais objectivos e, para além disso, pode motivar os alunos para o seu estudo e proporcionar uma imagem mais autêntica da própria Química.
Apesar das controvérsias que na sociedade proliferam sobre o tipo e número de transportes de carácter individual, é um facto que nesta sociedade ter acesso a um automóvel ainda continua a ser um objectivo da maioria das pessoas, e praticamente, dos jovens quando alcançam a maioridade. No entanto, o seu uso associado, sobretudo, às implicações económicas e ambientais dos combustíveis que utilizam, é um tema ao qual a própria educação formal deve dispensar atenção e fornecer bases para uma tomada de decisões mais fundamentada.
O tema Utilização de combustíveis em automóveis foi considerado como adequado para o desenvolvimento em aulas de Química, pois permite alcançar conhecimentos de Química e remete, necessariamente, para a abordagem de problemas globais que preocupam a humanidade: a poluição atmosférica, o aquecimento global do planeta, as chuvas ácidas, a escassez de combustíveis fósseis e a procura de recursos energéticos alternativos. Se estes temas forem abordados em contexto de ensino formal julga-se que a sua discussão poderá proporcionar aos alunos uma reflexão pessoal que irá, eventualmente, possibilitar o desenvolvimento de atitudes e valores mais consonantes com uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.
O estudo desenvolvido teve como objectivo principal conceber, implementar e avaliar uma Unidade de orientação CTS, em aulas de Química do 11° ano de escolaridade, sobre o tema Utilização de combustíveis em automóveis. Assim, desenharam-se estratégias e construíram-se materiais didácticos inspirados em projectos curriculares de orientação CTS.
A implementação e avaliação da Unidade foi realizada com uma turma do 11° ano de escolaridade da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, no ano lectivo 2000/2001. A autora leccionava a disciplina de Ciências Físico-Químicas à turma envolvida no estudo. O Ensino Secundário, como ciclo de estudos pós-obrigatório, tem um papel importante na formação dos jovens e na construção das sociedades futuras. Dado que constitui uma etapa intermédia entre a escolaridade obrigatória e a vida activa ou o prosseguimento de estudos superiores, as aprendizagens proporcionadas assumem uma particular relevância. De facto, este ciclo de estudos deve desenvolver nos jovens capacidades e atitudes que lhes permitam acompanhar e compreender o desenvolvimento social, científico e tecnológico e tomar decisões fundamentadas sobre assuntos relevantes para a sociedade. Secondary school teaching, as a period of post-compulsory studies, has an important role in the education of young people and in the construction of future societies. Due to the fact that it is an intermediate phase between compulsory education and working life or the furtherance of studies, the teaching provided assumes particular relevance. In fact, the aim of this stage of studies is to develop abilities and attitudes in students that allow them to accompany and understand social, scientific and technological development and to make sound decisions on matters that are relevant to society. Therefore, the formal teaching of chemistry in secondary teaching should provide knowledge that allows relationships to be established between chemistry, its applications, technological development and social implications. It is also important to stimulate students' interest in furthering their studies in science and in particular in the field of chemistry. It is imperative therefore that a knowledge base be provided which will allow this to happen. STS (Science-Technology-Society) guidance in the teaching of chemistry is considered to be a method of reaching those goals while at the same time motivating students and affording a more authentic image of chemistry itself. Despite the widespread controversy in society on the type and quantity of individual transport that should be available, it is still a fact that owning a car continues to be a priority for the majority of people. This includes young people when they are legally allowed to do so. However, the use of cars and the associated economic and environmental implications caused by petrol consumption is an issue which formal education should address so as to provide the necessary basis for sound decision taking. The topic Use of Fuel in Cars was considered suitable for further development in chemistry lessons as it allows knowledge on chemistry to be obtained while also forcing a debate on the global problems that are a concern for all humankind: atmospheric pollution, global warming, acid rain, the shortage of fossil fuels and the search for alternative energy sources. If these topics are dealt with in a formal teaching context, it is thought that the ensuing discussion will provide students with a personal viewpoint which will allow them to develop attitudes and values that are more consistent with sustainable development. The main aim of the study was to design, implement and assess an STS Guidance Unit, in 11'" grade chemistry lessons, on the topic of the Use of Fuel in Cars. Therefore, strategies were planned and teaching material was prepared based on curricular projects for STS guidance. The implementation and assessment of the Unit was carried out by an 11'" grade class from the Afonso Lopes Vieira Secondary School in Leiria during the 2000/2001 academic year. The author taught chemistry to the class involved in the study. The methodology applied was qualitative in nature. Data was gathered from direct observation (lessons were video taped to help record observations). A written questionnaire was also used with the aim of finding out the students' opinions on the Unit. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32347 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DQ - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DFis - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.