Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32313
Title: Avaliação em educação laboral em Angola: do mapeamento de conceções e práticas de professores a sugestões de melhoria
Other Titles: Assessment in the curricular discipline ‘Labor Education’ of secondary education in Angola: from mapping conceptions and practices to suggestions of improvement
Author: Simão, Domingos
Lopes, Betina
Costa, Nilza
Agostinho, Simão
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Disciplina de educação laboral
Conceções e práticas de avaliação
Angola
Políticas educativas
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Angola está a experienciar, desde 2018, uma revisão curricular no ensino primário e secundário, no sentido de melhorar os programas oficiais e os recursos didáticos. Este processo privilegia o diálogo efetivo entre saberes universais e locais, numa perspectiva de integração curricular e da promoção da autonomia curricular a diversos níveis, em particular dos professores. Sendo a avaliação das aprendizagens uma dimensão nuclear da matriz curricular, esta investigação visa caraterizar e refletir sobre conceções e práticas de avaliação das aprendizagens de alunos na disciplina de Educação Laboral da 9ª classe do Iº ciclo do ensino secundário regular, e sua articulação. Para tal foi desenvolvido um estudo multicaso, em duas escolas estatais do município do Lubango (província da Huíla). Recolheram-se dados e informações relativas a dois anos letivos (2018 e 2019), através de documentos (programa oficial da disciplina, 7 provas escritas e 212 sumários), inquérito por entrevista a 2 diretores e subdiretores, 2 coordenadores de disciplina e 7 professores de Educação Laboral, e observação não participante de aulas (de 4 professores). A informação recolhida foi sujeita a análise de conteúdo. Apesar dos avanços educativos da responsabilidade do poder central, os resultados do estudo indicam a existência de discrepâncias entre princípios da revisão curricular, o programa da disciplina e as práticas dos professores. Um conjunto de sugestões é apresentado para o poder central e intermédio do sistema educativo Angolano, assim como para as escolas e os professores.
Angola has been experiencing, since 2018, a curriculum revision, at primary and secondary teaching, in order to improve official programs and teaching resources. This process intends to enhance the effective dialogue between universal and local knowledge, in a perspective of curricular integration and the promotion of curricular autonomy at different levels, in particular of teachers. As the assessment of learning is a core dimension of the curriculum matrix, this investigation aims to reflect on conceptions and practices of assessing students’ learning in the discipline of Labor Education, 9th class of the 1st cycle of regular secondary education, and their articulation. For this purpose, a multi-case study was developed, in two public schools from the municipality Lubango (Huila Province). Data and information were collected for two academic years (2018 and 2019), through documents (official program of the discipline, 7 written exams and 212 summaries), interviews (2 school directors, 2 discipline coordinators and 8 Labor Education teachers) and non-participant class observation (of 4 teachers). Collected data was subjected to content analysis. Despite the educational advances under the responsibility of the central power, results of the study indicate the existence of discrepancies between principles of the curriculum revision, the program of the discipline and teachers’ practices. A set of suggestions is presented to the central and intermediate power of the Angolan education system, as well as to schools and teachers.
L’Angola expérimente, depuis 2018, une révision des programmes de formation (enseignement primaire et secondaire), couvrant deux processus articulés, à savoir la mise à jour et l’adéquation des programmes, afin d’améliorer les programmes officiels et les ressources pédagogiques. Ces processus prennent en compte le dialogue effectif entre les savoirs universels et locaux, dans une perspective d’intégration des programmes et de promotion de l’autonomie des programmes à différents niveaux, notamment celui des enseignants. L’évaluation de l’apprentissage étant une dimension nucléaire de la matrice des programmes, cette recherche vise à réfléchir sur les conceptions et pratiques d’évaluation des apprentissage des élèves dans la discipline d’éducation professionnelle d’une classe de 9ème année du 1er cycle de l’enseignement secondaire régulier, et son articulation. Ainsi, une étude de cas multiple a été développée avec deux écoles publique de la ville de Lubango, dans la province de Huíla. Les données et les informations ont été collectées sur deux années scolaires (2018 et 2019), par le biais des documents (programme officiel de la discipline, 7 preuves de l’enseignant et 212 résumés), enquête par entretien (2 directors de l’école, 2 coordinateurs de discipline et 8 professeurs) et observation non participante des cours (de 4 professeurs). Les informations recueillies ont surtout fait l’objet d’une analyse de contenu. Malgré les avancées éducatives de la responsabilité du pouvoir central, les résultats de l’étude indiquent l’existence de divergences entre les principes de la révision du programme, le programme de la discipline et les pratiques des enseignants. Un ensemble de suggestions est présenté au pouvoir central et intermédiaire du système éducatif angolais, ainsi qu’aux écoles et aux enseignants.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32313
DOI: 10.34624/id.v12i3.20028
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