Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32296
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dc.contributor.authorVaile, Felixpt_PT
dc.contributor.authorLopes, Betinapt_PT
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Joãopt_PT
dc.date.accessioned2021-10-04T09:30:53Z-
dc.date.available2021-10-04T09:30:53Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.isbn978-972-789-664-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32296-
dc.description.abstractO papel da supervisão na qualidade dos processos e resultados de estratégias formativas, nomeadamente ao nível da formação contínua de professores, é amplamente reconhecida (Machado & Andrade, 2020). Partindo deste pressuposto, no âmbito de um projeto de doutoramento focado no desenvolvimento de um programa de formação contínua de professores de Biologia, em Angola, torna-se determinante conhecer de forma mais aprofundada e abrangente o conhecimento científico existente no domínio da supervisão em Educação produzida em contextos educativos similares ao Angolano. Tendo em conta o exposto, nesta comunicação visa-se apresentar uma revisão sistemática da literatura exploratória que segue os preceitos definidos por Cardoso, Alarcão e Celorico (2010), assim como os seus resultados preliminares. O corpus incluirá artigos de revistas na área das Ciências Sociais e da Educação, preferencialmente em acesso aberto e publicados nos últimos dez anos (2010-2020). Procurar-se-á responder a questões como: Que modelos de supervisão têm sido implementados em contextos de formação contínua de professores em países da África subsaariana? Em que contextos têm sido implementados esses modelos (países, instituições de ensino superior, escolas…)? Que impacto tem a supervisão no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos? Que metodologias de investigação são exploradas nos estudos? Vários são os estudos que enfatizam a importância de fazer o levantamento e a disseminação do conhecimento local produzido por investigadores e/ou em contextos que vão para além daqueles que historicamente têm um percurso mais longo na produção de conhecimento científico, como a dos países europeus ou da América do Norte (Jones et al., 2007; Marjanovic et al., 2013). Semelhante motivação está patente na Agenda 2063 da União Africana (União Africana, 2015), nomeadamente ao nível da Aspiração 2 (“Renascimento Africano”) e Aspiração 7 (Africa como um ator forte e influente a nível mundial). Os resultados desta revisão da literatura, para além de permitirem uma fundamentação conceptual e metodológica mais sólida do projeto de doutoramento em curso, contribuirão para uma maior visibilidade da investigação realizada na África subsaariana e, desta forma, potenciará o contributo da mesma na esfera internacional. Os autores consideram que esta comunicação será igualmente um contributo valioso, para outros colegas doutorandos a desenvolver projetos na área da supervisão na formação contínua de professores, da Universidade de Aveiro e outras universidades portuguesas, instituições que tem vindo a ser frequentadas por muitos estudantes oriundos de um dos países PALOP.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.subjectBiologiapt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.titleA supervisão na formação contínua de professores em países da África subsaariana: uma revisão sistemática da literatura exploratóriapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
ua.event.date5-6 Novembro, 2020pt_PT
degois.publication.firstPage96pt_PT
degois.publication.lastPage97pt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
degois.publication.titleII Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: políticas e práticas: livro de resumospt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://supervisao2020.web.ua.pt/pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/gm7z-7b14pt_PT
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