Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32293
Title: Problematização de uma grelha de análise documental de relatórios de estágio produzidos durante a prática supervisionada
Author: Soares, Diana
Lopes, Betina
Watts, Mike
Abrantes, Isabel
Keywords: Educação de qualidade
Ensino das ciências (biologia)
Estratégias de desenvolvimento profissional
Prática pedagógica
Relatório de estágio
Issue Date: Dec-2020
Publisher: UA Editora
Abstract: A Educação em Ciências é fundamental para responder e minimizar desafios globais e locais do presente e do futuro. Por isso, é necessário assegurar uma formação de qualidade dos professores de Biologia, em Portugal e no Mundo. A supervisão desempenha um papel relevante ao nível do acompanhamento das práticas pedagógicas dos futuros professores e, desta forma, da qualidade da formação no seu todo. No âmbito da supervisão pedagógica, os relatórios de estágio podem então ser considerados como um espaço de formação central no desenvolvimento profissional de um profesor (Andrade & Martins, 2017). Neste trabalho visa-se apresentar e problematizar o processo de construção de uma grelha de análise a ser utilizada na análise documental de relatórios de estágio de futuros professores de Biologia de quatro instituições de ensino superior públicas, duas de Portugal, uma de Angola e outra do Reino Unido produzidos ao longo de uma década (2009-2019). A análise documental é uma tarefa integrante de um projeto de doutoramento, cujo trabalho de campo se irá iniciar em janeiro de 2022. Neste momento, a versão da grelha de análise é constituída por três dimensões: 1) Área(s) de saber sustentador(es), identificada a partir da análise do título do relatório e das palavras-chave; 2) Estratégias e abordagens de ensino das ciências, cujo levantamento é feito a partir da leitura do resumo, da secção metodologia e objetivos e 3) Desenvolvimento profissional, tendo em conta o resumo e conclusões. Esta versão foi elaborada com base na articulação de uma revisão da literatura das temáticas de conhecimento científico, estratégias didático-pedagógicas no ensino das ciências e supervisão e numa análise preliminar de 39 relatórios de estágio pedagógico de (futuros) professores elaborados no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário de uma das instituições de ensino superior envolvidas no projeto de doutoramento. Em termos metodológicos, a análise dos documentos produzidos pelos (futuros) professores sustenta-se no facto de permitir uma reconstrução histórico-social da realidade em estudo (Pina-Oliveira, Germani & Chiesa, 2016). Para além disso, e no alinhamento da argumentação de Lopes, Tomas & Ferreira (2020), estes documentos fornecem informações sobre conceções e práticas, neste caso do currículo das ciências biológicas, sem terem sido provocadas pelo investigador. Almeja-se que a problematização da grelha de análise auxilie no seu amadurecimento, à luz do modelo de validação faseado e interativo de Lopes, Pedrosa & Watts (2013), potenciando resultados de análise mais profícuos para os atores implicados na supervisão pedagógica (estudantes, professores, coordenadores de curso, etc.), contribuindo para os processos de desenvolvimento profissional e organizacional na área da formação de Professores de Biologia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32293
DOI: 10.34624/gm7z-7b14
ISBN: 978-972-789-664-6
Publisher Version: http://supervisao2020.web.ua.pt/
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações



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