Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32239
Title: Formação de Formadores no CIDTFF: contribuição para a sua sustentabilidade e diversificação
Author: Santos, Lucília
Keywords: Colaboração
Desenvolvimento profissional
Formadores
Sustentabilidade
Issue Date: Dec-2020
Publisher: UA Editora
Abstract: A produtividade crescente do trabalho industrial está a provocar um valor muito elevado de desemprego juvenil. Ao mesmo tempo, os requisitos de competências estão a mudar: são necessários mais conhecimentos de alto nível, bem como competências baseadas na experiência. Assim, há uma necessidade particular de promover e expandir a capacitação dos programas de aprendizagem no trabalho e de estágios. O grande desafio será reintegrar e sincronizar o “mundo do trabalho” com o “mundo da aprendizagem”. A Formação de Formadores (FF) é um tema que desde sempre está explícito na designação do Centro de Investigação CIDTFF. Na prática deste Centro, a ligação com a FF é feita através da área da Supervisão, maioritariamente direccionada para a formação de professores do ensino pré-Superior. Ora, por definição, Formador não é sinónimo de Professor: o Formador acompanha o percurso profissional do indivíduo, por vezes ao longo de toda a sua carreira. “... entende-se por formador o profissional que, na realização de uma acção de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional.” (Decreto Regulamentar). Considerando a crescente colaboração Universidade-Indústria, – a Dimensão Social -, e a iniciativa da Universidade de Aveiro na promoção de Doutoramentos de Base Industrial (DBI, https://www.ua.pt/pt/curso/474), de que é exemplo o Programa Doutoral em Inovação em Empresas, torna-se evidente a necessidade de que, na supervisão dos alunos destes cursos, desenvolvidos em ambiente de trabalho e na Universidade, estejam envolvidos docentes com formação de formadores. E, reciprocamente, na indústria, é fundamental que os trabalhadores que desempenham a função de mentores, possuam formação para tal. Perante a necessidade de construir uma ligação entre a formação educacional e a profissional, reforçando parcerias que envolvem interlocutores interessados e relevantes, como organismos públicos, alunos e promotores de Ensino e Formação Profissional (EFP), como as Universidades, foi desenhado e implementado um projecto de investigação internacional, de sigla ApprEnt. (http://apprent.eucen.eu). No sentido de promover o perfil de formador nos docentes do Ensino Superior, particularmente necessário na supervisão da aprendizagem em contexto de trabalho e, em particular, dos estágios, o consórcio desenhou uma “Formação para Mentores e Supervisores de Programas de Estágios do Ensino Superior: uma estrutura genérica para um curso de desenvolvimento profissional contínuo” (Royo et al, 2019), e outras ferramentas como as “Recomendações de Políticas” (Santos et al, 2019) e as “Acções de Sensibilização” (Royo & Uras, 2019) consideradas necessárias e úteis à sua implementação. Tendo em consideração os objectivos do CIDTFF, tal como descritos na sua página institucional, em particular: “. Desenvolver propostas inovadoras … em diferentes níveis (do pré-escolar ao ensino superior, incluindo formação avançada e aprendizagem ao longo da vida) e contextos (escolar, académico, profissional, de mobilidade). . Desenhar, implementar e avaliar programas e mecanismos para a supervisão, formação e desenvolvimento humano e profissional de atores e organizações.”, bem como os Eixos Temáticos que enquadram a investigação no CIDTFF, e os objectivos propostos para 2020: “- Desenvolver e avaliar recursos didáticos (digitais) e estratégias de ensino … de ação para professores, alunos e organizações; - Desenvolver quadros de referência … que promovam o desenvolvimento linguístico-comunicativo, académico e profissional - Colaborar com outros GI ….” considera-se que a análise, adequação e implementação de uma formação que permita habilitar orientadores da Universidade (e Escolas), mentores das Empresas e professores em geral, na actividade de Supervisão, seria uma contribuição forte para a concretização destes objectivos, bem como para a capacitação efectiva de outros profissionais que venham a desempenhar tarefas de formação, diversificando, de forma sustentável, a vertente de Formação de Formadores, do CIDTFF.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32239
DOI: 10.34624/gm7z-7b14
ISBN: 978-972-789-664-6
Publisher Version: http://supervisao2020.web.ua.pt/
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