Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32184
Title: | O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção |
Author: | Santos, Fernando Neves, Rui Pereira, Paulo Cardoso, António |
Issue Date: | 30-Jun-2020 |
Publisher: | Edições Desafio Singular |
Abstract: | O desenvolvimento positivo dos jovens tem sido utilizado como uma abordagem capaz de orientar a intervenção de professores de educação física para o potencial dos jovens e, assim, facilitar o desenvolvimento de life skills. Com este artigo visa-se realizar um conjunto de reflexões que podem, quer sustentar mudanças curriculares em diversos contextos educativos, quer identificar prioridades na investigação realizada na área do desenvolvimento positivo dos jovens através da educação física. Constata-se a necessidade de desencadear uma reflexão acerca da conceção de educação física presente no currículo formal, das consequências dessa perspetiva no currículo oculto e nas práticas dos professores de educação física. O currículo formal pode ser estrategicamente usado para tornar explícitos objetivos, aprendizagens e meios que podem fundamentar-se na investigação existente, assim como nas necessidades das comunidades educativas, com o propósito de alcançar melhores resultados de aprendizagem. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32184 |
DOI: | 10.6063/motricidade.18931 |
ISSN: | 1646-107X |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_EF_Soft_Skills_FS_RN_PP_AC.pdf | 256.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.