Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32123
Title: Globalização e identidade cultural
Author: Ferreira, Ana Maria da Silva
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Globalização
Identidade cultural
Americanização
Media digitais
Crise de identidade
Geração Z
Defense Date: 26-Jul-2021
Abstract: Nas últimas décadas tem-se verificado um interesse crescente pelas alterações socioculturais ocorrentes na sociedade perante a globalização. Com o nascimento de uma nova era, dinâmica e conectada, emergem novas preocupações para as futuras gerações. Neste âmbito, esta dissertação procura entender que influência teve e tem a globalização na identidade cultural nas sociedades humanas, e, em particular, as novas gerações que já nascem em um mundo conectado e aberto. A identidade cultural é um aspeto que se vai desenvolvendo consoante o meio em que uma pessoa está inserida, a família, a escola, as experiências, a língua, as tradições são apenas alguns dos aspetos que têm impacto na identidade cultural. O estudo que aqui se apresenta teve como principal objetivo a exploração teórica dos conceitos de globalização e identidade cultural e a relação ambígua entre ambos, bem como de outros temas que surgem em associação a estes e que contribuem para a sua compreensão. Assim, para além dos conceitos centrais, são abordados temas como a presença dos media como impulsionadores da globalização e as consequências da sua influência, a relação entre a globalização, americanização e imperialismo cultural, e, por fim, as implicações da globalização nas novas gerações – especificamente a geração Z. Por meio de um levantamento de perspetivas teóricas de vários autores conceituados na área, adotou-se uma abordagem analítica de modo a interpretar as distintas perceções que existem na literatura sobre a temática. Em suma, podemos concluir com este estudo que os conceitos de globalização e identidade cultural, são, dificilmente, definidos de uma só forma, devido à sua amplitude e à influência que exercem em distintas áreas de estudo. Contudo, conseguimos, sim, identificar que existe uma influência sociocultural emergente gerada pela globalização para com as sociedades modernas. As alterações comportamentais na sociedade após o fim da Guerra-fria, identificado como o “boom” da globalização, têm vindo a introduzir uma nova fase de incerteza e de transformação e um modelo de sociedade mais orientado para um mundo global.
In recent decades there has been a growing interest in the sociocultural changes occurring in society facing globalization. With the birth of a new, dynamic, and connected age, new concerns for future generations are emerging. In this context, this dissertation seeks to understand what influence globalization has had and is having on cultural identity in human societies, and, in particular, the new generations that are already born into this connected and open world. Cultural identity is an aspect that develops depending on the environment in which a person is inserted; family, school, experiences, language, traditions, these are just some of the aspects that have an impact on cultural identity. The study presented here, has as its main objective the theoretical exploration of the concepts of globalization and cultural identity and the ambiguous relationship between them, as well as other themes that arise in association with them and that contribute to their understanding. Thus, in addition to the core concepts, topics such as the presence of the media as a driver of globalization and the consequences of its influence, the relationship between globalization, Americanization, and cultural imperialism, and, finally, the implications of globalization on new generations - specifically Generation Z - are addressed. By the means of a survey of theoretical perspectives of several renowned authors in the area, an analytical approach was adopted in order to interpret the different perceptions that exist in the literature on the subject. In summary, we can conclude with this study that the concepts of globalization and cultural identity are difficult to define in one way only, due to their amplitude and the influence they have in different areas of study. However, we can, yes, identify that there is an emerging sociocultural influence generated by globalization towards modern societies. Behavioural changes in society after the end of the Cold War, identified as the globalization boom, have introduced a new phase of uncertainty and transformation and a more globally oriented model of society.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32123
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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